56 adolescentes e jovens serão convocados em 120 dias
O Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e o Estado de Sergipe firmaram um acordo que viabiliza a contratação de Adolescentes e Jovens Aprendizes. A medida ocorre após a FHS e o Estado de Sergipe serem condenados pelo Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT/SE), de forma solidária, ao cumprimento da legislação que regula a Aprendizagem e ao pagamento de indenização coletiva e de multa por descumprimento, no valor de R$ 500 mil, em ação ajuizada pelo MPT-SE.
Através do acordo, o valor será revertido para o programa de Aprendizagem Profissional na Administração Pública Estadual, um dos instrumentos de prevenção e erradicação do trabalho infantil, propiciando o ingresso regular e protegido dos adolescentes e jovens no mercado de trabalho formal.
O Estado de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde, tem o prazo de 120 dias para fazer a seleção e a contratação. Nesta etapa, pelo menos 56 aprendizes serão convocados. O acordo foi firmado em audiência com o juiz do Trabalho Henry Cavalcanti de Souza Macedo, no Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas em Sergipe (CEJUSC-JT).
De acordo com o procurador do Trabalho e coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Alexandre Alvarenga, o acordo é um passo importante para o efetivo cumprimento da Lei de Aprendizagem Profissional na Administração Pública, aprovada em 43 municípios e no Estado de Sergipe. “O acordo firmado foi uma excelente notícia porque, agora, esses jovens vão ter oportunidade. A aprendizagem é um mecanismo importante para proteger adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e oferecer o caminho para começar no mercado de trabalho de forma legal e protegida”, destacou o procurador.
Fonte, Ascom – PRT20

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Secretaria de Estado da Fazenda notifica microempreendedores individuais por débitos de ICMS

    Mais de 2,2 mil microempreendedores individuais (MEI) em Sergipe foram [...]

  • Justiça absolve sete acusados de incêndio e mortes no Ninho do Urubu

    Quase sete anos depois do incêndio no Ninho do Urubu, [...]

  • Em disputa com petroleiras, AGU garante R$ 22 bilhões em poder da União

    Os argumentos da Advocacia-Geral da União (AGU) foram em parte [...]

  • Semac renova aviso meteorológico para chuvas moderadas a intensas e ventos fortes em Sergipe

    O Governo de Sergipe, por meio da Gerência de Meteorologia [...]

  • Prefeita Emília Corrêa assina ordem de serviço para reurbanização da Praça Maria Augusta, na Aruana Agência Aracaju de Notícias

    A Prefeitura de Aracaju deu mais um passo na valorização [...]