Reunião foi realizada nesta segunda-feira (12)
O fortalecimento das cooperativas de catadoras e catadores de materiais recicláveis foi pauta de reunião nesta segunda-feira (12), na sede do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE).
O procurador do Trabalho e coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (CONAP), Emerson Albuquerque, recebeu o presidente da Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Roberto Rocha, e representantes de cooperativas. “Estamos iniciando mais um biênio do Projeto de Inclusão Socioeconômica das Catadoras e Catadores aqui no estado de Sergipe, uma inciativa importante que integra o projeto nacional do Ministério Público do Trabalho. Nosso objetivo é discutir os problemas dos catadores, as possíveis soluções e como o MPT pode atuar para trazer mais dignidade para esses trabalhadores”, explicou o procurador Emerson Albuquerque.
O presidente da Ancat, Roberto Rocha, agradeceu o apoio do MPT-SE para a estruturação de cooperativas. “A experiência de Sergipe pode ser levada a outros estados do país, porque o que está sendo feito aqui se tornou um modelo muito importante. O MPT-SE é um verdadeiro parceiro dos catadores”, destacou o presidente.
Também participaram da reunião o presidente da Cooperativa União, Jackson Miller, a representante da Cooperativa União, Aliara Kosane, e a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Sergipe, Socorro Soares.
Ao longo dos últimos anos, por meio de destinações de recursos pelo MPT-SE, Justiça do Trabalho, Ministério Público de Sergipe (MPSE) e Ministério Público de Contas de Sergipe (MPCSE), galpões para instalação de cooperativas foram entregues no interior sergipano, além da estruturação com equipamentos, a exemplo de prensas, e entrega de fardamentos. Ao longo de 2026, o objetivo é ampliar as ações. “O apoio e suporte que o MPT-SE tem dado contribuem para o fortalecimento das cooperativas em Aracaju e diversos municípios, para que as catadoras e catadores tenham aparelhos e condições dignas para realizar a coleta seletiva. Sabemos que todos os lixões foram fechados em Sergipe e o esforço para estruturar as cooperativas tem feito muita diferença”, finalizou o representante da Ancat em Sergipe, Adriano dos Santos.
Fonte, Ascom – PRT 20

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ricardo Marques cobra pessoalmente solução para problema de esgoto no bairro Capucho

    O vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, esteve no bairro Capucho [...]

  • Alex Melo participa do ‘Luau FJU’ que reúne centenas de jovens na Orla da Atalaia em Aracaju

    Alex Melo O vereador Alex Melo participou e apoiou mais uma [...]

  • Fiscalização no Parque Tramandaí resulta em mais de 470 notificações

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • MPT-SE e Ancat discutem ações para fortalecer cooperativas em Sergipe

    Reunião foi realizada nesta segunda-feira (12) O fortalecimento das cooperativas [...]

  • Teto de pensionista e aposentado do INSS sobe para R$ 8.475,55 em 2026

    A partir de fevereiro, os aposentados e pensionistas do Instituto [...]