As medidas provisórias 1.161/2023, que cria o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), e 1.162/2023, que dispõe sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida foram prorrogadas em 60 dias. A medida foi tomada pelo presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, e as prorrogações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (5).
A Medida Provisória (MPV) 1.161/2023 permite ao presidente da República definir a composição do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI). Esse conselho é um órgão de assessoramento para o estabelecimento e o acompanhamento das ações do Programa de Parceria de Investimentos (PPI). Para isso, a Lei 13.334/2016, que criou o PPI, foi alterada.
A MP também revogou itens de outra medida provisória, a MP 1.154/2023, que trata da organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos ministérios, além de revogar a previsão de interlocução da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República com órgãos de controle externo. Por fim, a medida provisória determina que saem da competência do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional as políticas nacionais de recursos hídricos e segurança hídrica.

Minha Casa, Minha Vida – Já a MP 1.162/2022 relança o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. Criado em 2009, o programa tem objetivo de atender famílias com renda mensal de até R$ 8 mil, na zona urbana, e anual de até R$ 96 mil, na zona rural.
Além de ter como diretriz o atendimento habitacional prioritário às famílias de baixa renda, o programa prevê resultados a partir da redução das desigualdades sociais e regionais, o estímulo a políticas fundiárias, a cooperação federativa, o fortalecimento do Sistema Nacional de Habitação, e a geração de emprego e renda, entre outros.
De acordo com a medida provisória, o Minha Casa, Minha Vida priorizará atendimento a famílias que tenham como responsáveis a mulher. Na sequência, estão as unidades familiares compostas por pessoas com deficiência, idosas, crianças ou adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade, de emergência ou calamidade, e em deslocamento involuntário em razão de obras públicas federais e em situação de rua.

Fonte: Agência Senado
Foto: Reprodução

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura retira mais de 4 mil toneladas de resíduos de canais para enfrentar chuvas

    Com o objetivo de minimizar os impactos das chuvas e [...]

  • Cardeal Robert Prevost é o novo papa e será chamado Leão XIV

    Habemus papam. Com essa frase, o cardeal norte-americano Robert Francis [...]

  • Vaticano registra fumaça branca; novo papa é eleito

    Fumaça branca surgiu no início da tarde desta quinta-feira (8) [...]

  • Emília Corrêa dialoga com moradores do bairro Santa Maria sobre prioridades da LDO 2026

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou nesta quarta-feira, 7, [...]

  • Lula chega em Moscou: ‘Vinda à Rússia reafirma compromisso com multilateralismo’

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a Moscou, [...]