O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, afirmou nesta quinta-feira (14) que respeita a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), ao definir que processos da Operação Lava Jato que envolvem caixa dois e demais atos associados a crimes comuns, como corrupção, devem tramitar na Justiça Eleitoral. Porém, ele ressaltou que ela não está preparada para julgar crimes complexos.

“Respeitamos a decisão do STF, mas persistimos no entendimento de que a Justiça Eleitoral, apesar de seus méritos, não está adequadamente estruturada para julgar casos criminais mais complexos, como de corrupção ou lavagem de dinheiro. Mas a decisão do STF será, como deve ser, respeitada.”

Em sessão concluída nesta quinta-feira, a Suprema Corte decidiu por 6 votos a 1 pela tramitação dos casos na Justiça Eleitoral. De acordo com a maioria, nos casos envolvendo crimes comuns conexos aos eleitorais, prevalece a competência da Justiça Eleitoral. Segundo os ministros, a Corte somente reafirmou entendimento que prevalece há décadas na sua jurisprudência.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio disse que as sentenças que foram proferidas antes da decisão da Corte sobre a competência da Justiça Eleitoral podem ser anuladas. Na avaliação do ministro, as condenações podem ser afastadas diante da decisão do Supremo.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Capacitação em primeiros socorros prepara servidores da Prefeitura para uso de desfibrilador

      Na tarde desta terça-feira, 7, servidores da Prefeitura de [...]

  • INSCRIÇÕES NA IV FLITA – Feira do Livro de Itabaiana

    (Abertas até 15/04/2026, sujeitas a espaços disponíveis)  FAÇA SUA INSCRIÇÃO! [...]

  • Visita do embaixador da Finlândia reforça ambiente de inovação e abre portas para cooperação internacional em Aracaju

    A capital sergipana deu mais um passo rumo à internacionalização [...]

  • Feriado de Tiradentes abre oportunidade para viagens curtas entre sergipanos

    O feriado de Tiradentes, celebrado no próximo dia 21 de [...]

  • Sedurbi apresenta na Alese pacote bilionário de obras e reforça protagonismo do Governo do Estado na infraestrutura

    A execução de um conjunto de obras estruturantes e urbanas, [...]