
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem modernizando o parque tecnológico do Hospital de Urgências Governador João Alves Filho (Huse). O objetivo é fortalecer a assistência da unidade hospitalar com a aquisição de modernos equipamentos, ampliando a capacidade de atendimento e fornecendo maior celeridade no diagnóstico e tratamento dos pacientes atendidos pelo Huse.
Entre os aparelhos adquiridos estão os tomógrafos, com investimento superior a R$7,5 milhões. Um deles já está em funcionamento desde o mês de junho e o segundo foi entregue à unidade hospitalar na última terça-feira, 15, iniciando a instalação e funcionamento previsto para a próxima semana. O terceiro equipamento tem previsão de chegada no mês de agosto.
“O Huse tem passado por uma grande revolução. Sabemos o que a unidade hospitalar significa para a saúde estadual. Sem dúvida, os investimentos traduzem o compromisso da secretaria com toda a população sergipana, dando mais conforto, agilidade e mais dignidade”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri.
Os novos aparelhos permitem uma tecnologia de ponta, fornecendo em termos de dose de radiação, um menor tempo de exposição, com maior segurança. Além disso, oferece uma maior precisão no diagnóstico por imagem.
O superintendente do Huse, Roberto Gurgel, destaca a importância dos novos equipamentos para a unidade hospitalar. “Recebemos o primeiro aparelho e já representa uma melhoria bastante significativa. É agilidade no atendimento, laudo em tempo real e segurança dos profissionais na definição de conduta, além da diminuição do tempo de internação na unidade hospitalar. Com o funcionamento do segundo aparelho no Pronto-Socorro, vamos atender a grande urgência com mais celeridade, possibilitando que o acesso ao resultado seja muito mais rápido”, enfatizou.
Além dos tomógrafos, o Huse receberá ainda um aparelho de ressonância magnética, com investimento superior a R$10 milhões.
Números
Somente no primeiro semestre de 2025, o Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT) do Hospital de Urgências realizou mais de 15 mil exames de tomografia, uma média de pouco mais de 2.500 por mês. Desde sua instalação, em junho, o primeiro tomógrafo já foi responsável por mais de 2 mil exames.
Outros avanços
Nos últimos dois anos e meio, o Hospital de Urgências tem recebido investimentos significativos com foco na renovação e modernização do parque tecnológico com a perspectiva de ampliar o acesso à saúde, assim como assegurar a melhoria da qualidade de vida dos sergipanos. Os investimentos permitiram a aquisição de aparelho de raio-x digital, de aparelho de ultrassonografia portátil, monitores multiparâmetros, mesas cirúrgicas, dois arcos cirúrgicos, ventiladores pulmonares, entre outros equipamentos.
Fonte, Secom – Estado.