Macaé Evaristo, indicada para assumir o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi apresentada à equipe da pasta nesta segunda-feira (9), em reunião conduzida pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, que acumula interinamente o comando do MDHC. O anúncio da indicação de Macaé foi feito durante a tarde pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

Durante a reunião, Macaé Evaristo destacou o papel social do ministério e garantiu que a transição será feita de maneira transparente e tranquila em prol daqueles que mais precisam. “Esse ministério é isso: um ministério de transformação e reconstrução da sociedade com dignidade e garantia de direitos”, afirmou.

“Que a gente possa fazer desse luto, luta”, declarou. A futura ministra assumirá no lugar de Silvio Almeida. O ex-ministro foi exonerado na última sexta-feira depois de ser alvo de denúncias de asszédio moral e sexual, inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Macaé defendeu amplo direito de defesa ao acusado, bem como a rigorosa e segura apuração das denúncias.

Mapeamento e diagnóstico

A ministra Esther Dweck informou que, durante o período de transição, será feito um mapeamento das agendas emergenciais e um diagnóstico dos programas atualmente em execução pelos Direitos Humanos. A expectativa é de que a transição dure de dois a três dias. As definições a médio e longo prazo ficarão a cargo da nova titular.

O objetivo do Governo Federal é garantir a continuidade das políticas públicas e ações do MDHC. “O governo do presidente Lula está completamente engajado na defesa dos direitos humanos, na luta contra todas as formas de discriminação”, afirmou a titular interina da pasta.

Também participaram da apresentação o secretário de Serviços Compartilhados do MGI, Cilair Rodrigues de Abreu, nomeado secretário-executivo interino do MDHC, e a secretária-executiva adjunta do MDHC, Caroline Reis. Além deles, estavam presentes demais secretárias e secretários, além de titulares das assessorias da pasta.

 

 

Fonte: Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sefaz alerta empresas sobre risco de desenquadramento no Simples Nacional por conta de débitos de ICMS

    Cerca de 3,6 mil contribuintes sergipanos, entre microempreendedores individuais (MEI), [...]

  • Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito

    Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do [...]

  • ANDRÉ MOURA – “Quem tira a vida de uma mulher não pode voltar às ruas”

    Ex-deputado entende que Feminicídio exige punição máxima e prisão perpétua [...]

  • “Rombo das Estatais” entra em “alerta máximo” sob o governo Lula

    Não precisa ser especialista em economia para entender a crise [...]

  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA – Novos aparelhos vão melhorar a qualidade dos diagnósticos

    Governo promete entregar mais dois aparelhos para a rede pública [...]