Jader Filho quer dar atenção também ao saneamento básico

O ministro das Cidades, Jader Filho, assumiu ontem (3) o cargo, em Brasília. Ao discursar, disse que o governo vai retomar o programa habitacional Minha Casa, Minha Vida.

Destacou que a gestão da pasta terá destaque para reconquistas sociais. Segundo o ministro, durante a pandemia de covid-19 mais de um milhão de pessoas foram despejadas ou ameaçadas de despejo. Além disso, ele citou números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) de 2019 que apontam déficit habitacional de 5,9 milhões de moradias no país.

“Precisamos reconstruir quase tudo nesta pasta, incluindo o Minha Casa, Minha Vida. Um programa tão importante neste país, reconhecido pela população, mas que havia sido descontinuado”, afirmou.

Saneamento básico

Ele garantiu que pretende dar atenção aos programas de saneamento básico. “Em 2020, foi aprovado o Marco do Saneamento. Não vamos limitar o investimento privado em saneamento. Ao contrário, vamos incentivar, mas sabemos que, em muitas áreas do país, especialmente nas mais pobres, justamente onde há pouco ou nenhum tipo de saneamento, não há interesse da iniciativa privada em investir. Nessas áreas, o poder público precisa agir”, garantiu.

Jader Filho também defendeu diálogo com movimentos sociais e anunciou a criação de Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos.

“São vocês [integrantes de movimentos] que trazem a experiência e a demanda organizada de parcela da população que ficou desistida nos últimos anos”, concluiu.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Planejamento antecipado é estratégia entre sergipanos que desejam viajar com mais segurança

    Planejar uma viagem com mais de um ano de antecedência [...]

  • Saiba como identificar e denunciar violações de direitos humanos contra pessoas LGBTQIA+

    Você já ouviu falar em LGBTQIAfobia? O termo se refere [...]

  • Mounjaro e saúde dos olhos: especialista explica os cuidados para quem tem diabetes

    O uso de medicamentos para controle do diabetes e do [...]

  • Justiça do Trabalho chama atenção para assédio eleitoral

    Com a chegada do período eleitoral, a Justiça do Trabalho [...]

  • Prefeita Emília assina ordens de serviço para obras em 10 praças de Aracaju

    Dando continuidade aos investimentos em infraestrutura urbana e na qualificação [...]