O aumento dos episódios de racismo em eventos esportivos, principalmente nos estádios de futebol, levou a área técnica do Ministério do Esporte a elaborar uma proposta de mudança na Lei Geral do Esporte. A ideia é criar um novo requisito que obrigue Clubes, Federações e Confederações de todas as modalidades esportivas a adotarem medidas práticas de combate ao racismo.

Quem deixar de cumprir esse novo requisito ficará impedido de receber recursos públicos federais.


Racismo não combina com a sociedade democrática, justa e diversa que estamos construindo.”
André Fufuca
Ministro do Esporte


O texto final, com a proposta de mudança na LGE está em fase final de elaboração pelos técnicos e especialistas do Ministério do Esporte e deverá ser encaminhado para a análise da Presidência da República em pouco tempo. A proposta é abrangente e alcançará inclusive as entidades que busquem obter as certificações que lhes garantem acesso a recursos públicos para investimento em projetos esportivos.

Vencida essa etapa, a proposta deverá ser encaminhada ao Congresso Nacional, que te responsabilidade de analisar e votar o texto que altera a Lei.

“Toda vez que um novo caso de racismo acontece, repudiamos com veemência exigindo a apuração dos fatos e punição rigorosa para os racistas. Mas não dá pra ficar apenas produzindo notas de repúdio. É preciso fazer mais. Por isso, estamos sugerindo ao presidente Lula essa mudança na Lei Geral do Esporte. Racismo não combina com a sociedade democrática, justa e diversa que estamos construindo”, explica o ministro André Fufuca.

 

 

Fonte: Gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Advogado explica decisão do STJ que fortalece direitos de compradores de imóveis

    Advogado Andress Amadeus Uma decisão recente do Superior [...]

  • Projeto do Judiciário revoga vedação à remuneração extraordinária em coordenadorias do TJSE

    Os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta-feira (18), durante Sessão Plenária [...]

  • Confira os jogos da Copa do Mundo nesta sexta; Brasil encara o Haiti

    O Brasil entra em campo nesta sexta-feira (19) contra o [...]

  • Polícia Civil prende dupla investigada por série de furtos qualificados na Zona Sul de Aracaju

    A Polícia Civil de Sergipe, por meio de uma ação [...]

  • Abrir empresa virou rotina entre profissionais de saúde, mas gestão segue como desafio

    A abertura de empresas tem se tornado cada vez mais [...]