O Ministério da Saúde abriu – de hoje (20) até 8 de junho – consulta pública sobre Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Melanoma Cutâneo, “tipo mais grave de câncer de pele”, informou a pasta.

As contribuições podem ser enviadas até o dia 8 pelo site da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) e serão analisadas pela Secretaria-Executiva do órgão.

A recomendação inicial apresentada pela Conitec é favorável à aprovação das diretrizes diagnósticas desse tipo de câncer de pele.

Melanina

“O melanoma tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas, na forma de manchas, pintas ou sinais. Em pessoas de pele negra, esse tipo de câncer é mais comum em áreas como palmas das mãos e plantas dos pés”, anunciou o ministério.

Acrescentou, em nota, que, embora o câncer de pele seja o mais frequente no Brasil e corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, “o melanoma representa apenas 3% das neoplasias malignas do órgão”.

 

 

 

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Empresa de Alagoas divulga oportunidades de emprego para Sergipe

    A Renove Soluções Estruturais, empresa alagoana do segmento de engenharia, [...]

  • Combustíveis terão novos preços médios a partir de outubro

    Os estados e o Distrito Federal passarão a adotar, em [...]

  • MP recomenda que agentes públicos não realizem segurança particular nas Eleições

    O Ministério Público Eleitoral em Sergipe expediu recomendação para impedir [...]

  • Setembro Amarelo: Prefeitura fortalece cuidado da saúde mental com serviço de atendimento por telefone

    O serviço é realizado pelo telefone; e somente em 2026 [...]

  • Saúde consulta comissão nacional para incorporar canetas emagrecedoras ao SUS

    O Ministério da Saúde protocolou, nesta quinta-feira (24), na Comissão [...]