O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, indicou que o governo Donald Trump considera todas as opções para conter o avanço da crise na Venezuela. A reação de Pompeo ocorre depois dos registros de violência nas fronteiras com o Brasil e a Colômbia.

Para ele, mais sanções devem ser impostas contra o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. “Haverá uma reunião do Grupo Lima [nesta] segunda-feira [25], onde outras ações serão contempladas. Há mais sanções a serem adotadas”, disse.

O vice-presidente Mike Pence participa, em Bogotá, na Colômbia, da reunião com o Grupo de Lima – formado por 14 países, incluindo o Brasil, que será representado pelo vice-presidente Hamilton Mourão e o chanceler Ernesto Araújo.

Pompeo afirmou que a ajuda humanitária será mantida, apesar das dificuldades devido às ações do governo Maduro. “Encontraremos outras maneiras de garantir que a comida chegue às pessoas que precisam”, acrescentou.

De acordo com comunicado divulgado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), os Estados Unidos(EUA)  transportaram cerca de 191 toneladas de suprimentos de emergência para a cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta.

Paralelamente, os Estados Unidos começaram a pré-posicionar 178 toneladas de suprimentos adquiridos em Boa Vista, perto da fronteira do Brasil com a Venezuela, informou o Departamento de Estado há dois dias.

Em resposta, Maduro anunciou o rompimento de laços diplomáticos e políticos com os Estados Unidos. Por determinação do governo, diplomatas, funcionários diplomáticos e consulares norte-americanos deixaram a Venezuela.

Fonte: Agência Brasil om informações da Xinhua, agência pública de notícias da China


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Descubra Aracaju movimenta capital com programação cultural em quatro regiões da cidade

    A programação do 'Descubra Aracaju' continua movimentando a capital sergipana [...]

  • Soberania e trabalho: ‘Brasil está exportando como nunca’, diz ministro da Indústria e Comércio

    Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, [...]

  • Novos servidores da Saúde tomam posse e reforçam compromisso com assistência à população

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou nesta terça-feira, [...]

  • Agabas e Pokas levam Sergipe para a maior Copa do Mundo da história

    Enquanto os olhos do mundo se voltam para os Estados [...]

  • TV UFS inaugura sinal em Itabaiana e expande comunicação pública no Agreste

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) inaugurou, nesta quarta-feira, 10, [...]