O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, indicou que o governo Donald Trump considera todas as opções para conter o avanço da crise na Venezuela. A reação de Pompeo ocorre depois dos registros de violência nas fronteiras com o Brasil e a Colômbia.

Para ele, mais sanções devem ser impostas contra o governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. “Haverá uma reunião do Grupo Lima [nesta] segunda-feira [25], onde outras ações serão contempladas. Há mais sanções a serem adotadas”, disse.

O vice-presidente Mike Pence participa, em Bogotá, na Colômbia, da reunião com o Grupo de Lima – formado por 14 países, incluindo o Brasil, que será representado pelo vice-presidente Hamilton Mourão e o chanceler Ernesto Araújo.

Pompeo afirmou que a ajuda humanitária será mantida, apesar das dificuldades devido às ações do governo Maduro. “Encontraremos outras maneiras de garantir que a comida chegue às pessoas que precisam”, acrescentou.

De acordo com comunicado divulgado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), os Estados Unidos(EUA)  transportaram cerca de 191 toneladas de suprimentos de emergência para a cidade fronteiriça colombiana de Cúcuta.

Paralelamente, os Estados Unidos começaram a pré-posicionar 178 toneladas de suprimentos adquiridos em Boa Vista, perto da fronteira do Brasil com a Venezuela, informou o Departamento de Estado há dois dias.

Em resposta, Maduro anunciou o rompimento de laços diplomáticos e políticos com os Estados Unidos. Por determinação do governo, diplomatas, funcionários diplomáticos e consulares norte-americanos deixaram a Venezuela.

Fonte: Agência Brasil om informações da Xinhua, agência pública de notícias da China


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Câncer: INCA estima 781 mil novos casos por ano entre 2026 e 2028 no Brasil

    A publicação Estimativa 2026–2028: Incidência de Câncer no Brasil do [...]

  • Sergipe busca expertise na Bahia para otimizar melhorias em estradas vicinais

    Com o objetivo de aprimorar a gestão de infraestrutura rural [...]

  • Montagem dos palcos do Rasgadinho altera trajetos de ônibus neste domingo, 8

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • ‘Precisamos chegar antes, o Estado precisa chegar antes do feminicídio’, diz ministra das Mulheres

    "Nós precisamos chegar antes, o Estado precisa chegar antes, e [...]

  • Pacientes da reabilitação visual do CER IV visitam exposição Vibrarte em São Cristóvão

    Com o objetivo de reforçar o compromisso com a inclusão [...]