No dia 15 de maio será celebrado o “Dia Internacional de Conscientização do Cuidado Canguru”. A data foi idealizada por uma ONG americana para o reconhecimento sobre o dia do canguru que é comemorado nos Estados Unidos. A data entra no calendário brasileiro este ano em alusão ao Método Canguru utilizado nas maternidades para desenvolver bebês prematuros, através do contato direto e físico com os pais.

O Kangaroo Care Awareness Day é implantado através do Ministério da Saúde, com a proposta de reforçar a divulgação do Método Canguru no país, ampliando a conscientização da população em relação a este cuidado.

“Realizamos esse cuidado no Estado, por meio da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e pretendemos ampliar ainda mais, para que todos conheçam a importância de promover o cuidado canguru”, disse a enfermeira neonatologista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, e coordenadora Estadual do Método Canguru,  Amanda Kelle Freitas Barreto.

Ela explicou que Sergipe é o centro de referência Estadual para o Método Canguru no Ministério da Saúde e irá difundir essa data com uma semana de ações acerca do assunto. “Será realizada, de 13 a 19 de maio, uma semana de ações. Acontecerão oficinas com os profissionais da maternidade, tratando de temas fundamentais para a realização do cuidado humanizado, como acolhimento das famílias  e promoção do contato pele a pele na unidade neonatal. Será realizada a montagem de um mural científico em parceria com alunos pós graduandos do Estado pela Fiocruz. Também será proporcionado, em parceria com diversos voluntários, um dia de embelezamento e relaxamento para as mães com bebês internados na unidade de cuidados intermediários canguru -UCINca”, explicou a enfermeira.

Amanda ressaltou a importância do Método Canguru no processo de cuidado do bebê, mas também como indivíduo que possui necessidades próprias. Ela salientou que durante a semana, também ocorrerá o dia da posição canguru na unidade neonatal e um dia para o cuidado com o cuidador, peça fundamental da assistência humanizada.

“Entendemos que não há mais cuidado neonatal disassociado do cuidado Canguru. Que ao longo do tempo vem se fortalecendo enquanto ciência através de estudos, estatísticas e evidências de todos os benefícios que propicia ao bebê e sua família”, concluiu a enfermeira.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Falta de água em Aracaju reforça importância da caixa d’água: Ferreira Costa orienta sobre prevenção e armazenamento seguro

    Diversos bairros de Aracaju vêm enfrentando falta de água nos [...]

  • Conferência Estadual de Assistência Social reafirma compromisso do Governo de Sergipe com políticas públicas de inclusão

    A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada pelo Governo [...]

  • PEC da Blindagem se estenderá a deputados estaduais e distritais

    A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3, de 2021, [...]

  • TCU E MINISTÉRIO DAS CIDADES: DIRETRIZES E RECURSOS PARA TORNAR CIDADES MAIS INTELIGENTES E SUSTENTÁVEIS

    A decisão do TCU me chamou atenção pela sua franqueza. [...]

  • Governo notifica patrões sobre atraso do FGTS de empregadas domésticas

    O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) inicia nesta quarta-feira [...]