A Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) recebeu na terça-feira,16, um certificado de reconhecimento concedido pelo Ministério Público Federal (MPF), em razão do trabalho desenvolvido na causa animal por meio do Programa Aju Animal. O reconhecimento evidencia a efetividade das ações executadas pela Sema, que vêm sendo fortalecidas de forma contínua e integrada.
Entre as iniciativas estão a conclusão do projeto técnico do primeiro Hospital Veterinário Municipal, castrações gratuitas, atendimentos veterinários, incentivo à adoção responsável através das campanhas e ações de sensibilização sobre maus-tratos.
Para a secretária municipal do Meio Ambiente, o certificado simboliza o resultado de um trabalho pautado na responsabilidade institucional e no diálogo permanente com órgãos de controle e a sociedade civil. “Esse reconhecimento do MPF ao nosso trabalho é de grande importância. Ver protetoras que atuam diretamente na causa, tão valiosas para o setor público, e estar entre os premiados é motivo de muita honra. Foram 12 meses de trabalho intenso, com diálogos entre secretarias municipais, visitas a outros estados pesquisando e estudando sobre os hospitais públicos para animais, para compreender as necessidades e aplicar esse modelo em Aracaju. Além disso, esse reconhecimento chega após zerarmos a fila de castração de gatos, representa um grande avanço para a causa animal e para uma Aracaju mais justa, para pessoas e animais”, destacou.
O Procurador da República, Igor Miranda, ressaltou a importância de promover os reconhecimentos. “Quero deixar um agradecimento que não é apenas institucional, mas um reconhecimento de coração a todos vocês. Esse sentimento representa o desejo de todos nós: que a sociedade sergipana tenha cada vez mais respeito às leis de combate aos maus-tratos e que os gestores públicos avancem na melhoria dos serviços, porque sabemos o quanto esses animais, que não têm voz, são importantes para nossas vidas. Obrigada a todos pelos serviços prestados à causa”, disse.
A coordenação do Programa Aju Animal também comemorou o reconhecimento, ressaltando que a certificação reforça a importância de políticas públicas estruturadas e humanizadas para a causa animal. “Esse reconhecimento nos lembra a importância de políticas públicas estruturadas, contínuas e humanizadas para a causa animal. A certificação do MPF demonstra que o trabalho desenvolvido pelo Programa Aju Animal está no caminho certo, fortalecendo a proteção, o cuidado e o respeito aos animais”, afirmou a coordenadora do programa Aju Animal, Anne Carollyne Costa.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS


