*Por Amanda Prata
Muitas vezes olhamos para as receitas e ficamos em dúvida sobre a quantidade do medicamento, dose e dosagem.
Quando falamos em dose, estamos nos referindo à quantidade de fármaco (princípio ativo), presente em um medicamento. É a quantidade de “remédio” presente em uma unidade posológica, isto é, em um comprimido, uma cápsula, uma ampola ou em um determinado volume de líquido que será administrado de uma única vez. Já a dosagem é a quantidade de substância ativa existente no medicamento, por unidade de administração, volume ou massa.
Defini-se medicamento como um produto farmacêutico, tecnicamente obtido ou elaborado com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnósticos.
Já veneno em bioquímica, é qualquer substância, natural ou sintética, sólida, liquida ou gasosa, que pode causar lesões nos tecidos vivos e ter um efeito prejudicial ou fatal no organismo, em condições adequadas, se esta for ingerida, inalada, absorvida ou injetada através da pele.
A diferença entre o medicamento e o veneno está na dose, pelo fato da dose errada poder acarretar uma intoxicação medicamentosa.
A intoxicação medicamentosa dever ser tratada por médico e a pessoa deve ser levada a um pronto atendimento imediatamente.
*Amanda Prata – Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Sergipe em 2007, Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2015