Você já ouviu falar na medicina ayurvédica? Ayurveda é o sistema cientifico de medicina mais antiga do mundo de que se tem registro, original da Índia. A palavra tem origem no sânscrito e significa “ciência da vida”. A medicina Ayurveda aborda a saúde de forma integral, trazendo atenção para o corpo, mente e espírito, buscando o equilíbrio e harmonia do ser. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, utilizada pelo Ministério da Saúde no SUS, é uma das medicinas que mais cresce e se expande no mundo.

Os tratamentos Ayurveda são personalizados para cada indivíduo, levando em consideração sua constituição e características individuais, e são baseados em uma compreensão profunda dos elementos da natureza e como eles afetam o corpo e a mente. O objetivo é promover a saúde e prevenir doenças, em vez de tratar sintomas específicos. Ela usa uma abordagem holística, que envolve uma variedade de técnicas e práticas, incluindo alimentação, chás, ervas, suplementação, massagem e terapias corporais, yoga, meditação, técnicas de respiração.

A medicina Ayurveda aborda a saúde de forma integral, trazendo atenção para o corpo, mente e espírito

Segundo a médica Drª Thamires Carvalho Vieira Rodrigues, pioneira no estado de Sergipe com atendimentos clínicos no Instituto Cavallaro no JFC, em Aracaju, os benefícios do tratamento com Ayurveda podem variar de pessoa para pessoa, dependendo das suas condições e necessidades específicas. “De forma geral, traz um maior entendimento e conexão profunda sobre si próprio, melhora da saúde geral, tratamento de doenças crônicas, melhora da digestão, sono, redução do estresse e da ansiedade, alívio de dores, equilíbrio hormonal, entre outros”, explica.

Drª Thamires Carvalho conheceu a medicina ayurvédica em 2014 quando passou um mês sozinha na Índia. “Foi o meu primeiro contato com ess sistema”, comenta. No fim da faculdade de medicina, ela fez tratamento pela primeira vez com Ayurveda e sua vida se transformou. “Acessei o meu melhor estado físico e mental, então tive clareza que minha missão como médica é a de levar Ayurveda para o maior número de pessoas para que elas possam sentir na pele essa transformação também. Hoje sou professora e orientadora de profissionais Ayurveda”, disse.

A especialista explica que a medicina Ayurveda não substitui a medicina tradicional. Ela deve ser utilizada como medicina complementar aos cuidados tradicionais. “Unidas as medicinas encontram seu potencial máximo na prevenção e tratamento de doenças. Mas vivemos em uma sociedade que as maiores causas de mortalidade estão atreladas a doenças cardiovasculares e cânceres, além do alto índice de doenças como hipertensão, diabetes, depressão, ansiedade as quais muitas vezes a alopatia não consegue controlar, a Ayurveda traz uma opção com vasta corroboração cientifica para melhora desses quadros levando a uma vida mais saudável e equilibrada”, conclui.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo do Estado articula reativação de estaleiro em Santo Amaro das Brotas

    Visando atender às demandas da indústria naval e impulsionar o [...]

  • Fanese abre seleção para cadastro reserva de professores com título de mestre ou doutor

    A Coordenação Acadêmica da Fanese abriu processo seletivo simplificado para [...]

  • Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 5,17% em 2025

    As expectativas do mercado financeiro estão mais otimistas com relação [...]

  • IEL oferece mais de 2,4 mil vagas de estágio em todo o país

    O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) está com 2.427 vagas de [...]

  • Governo do Estado investe mais de R$ 1,5 milhão nas quadrilhas junina

    Manter viva a tradição das quadrilhas juninas vai muito além [...]