Após um minucioso estudo de viabilidade, o Ministério da Educação autorizou nesta quarta-feira, 15, mais nove escolas da rede estadual de Sergipe a aderirem à modalidade de ensino médio em tempo integral. Fazem parte dessa lista os colégios estaduais Murilo Braga (Itabaiana), Prefeito Joaldo Lima de Carvalho (Itabaianinha), Abdias Bezerra (Ribeirópolis), Maria Rosa de Oliveira (Tobias Barreto), Francisco Figueiredo (Aquidabã), o Centro Estadual de Educação Profissional Berila Alves de Almeida (Nossa Senhora das Dores) e Centro Estadual Profissionalizante Profa. Neuzice Barreto (Nossa Senhora do Socorro). Além disso, o Centro de Excelência Vitória de Santa Maria (Aracaju) e a Escola Estadual Miguel das Graças (São Miguel do Aleixo), que já ofertam a modalidade em tempo integral, foram incluídos no programa federal.

As escolas avaliadas nesta primeira fase têm até o dia 17 de janeiro (sexta-feira) para enviarem a ata de adesão dos Conselhos Escolares ao Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral (Ngeti), na sede da Seduc/SE. Elas já foram avaliadas e passaram por um estudo de viabilidade das condições necessárias a atender aos critérios estabelecidos pelo MEC, considerando infraestrutura, demanda, capacidade, além de indicadores socioeconômicos.

Duas outras escolas – o Centro Estadual de Educação Profissional Ulisses Guimarães (Umbaúba) e o Colégio Governador Lourival Baptista (Porto da Folha) – já aderiram à proposta por meio das comunidades escolares e aguardam a segunda lista de autorizo do MEC, programada para ser divulgada até o dia 30 de janeiro.

Segundo o secretário da Seduc, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho, a educação em tempo integral proporciona mudanças positivas nas comunidades escolares. Ele considera importante a mobilização efetiva para a ampliação da modalidade, prevista no Plano Nacional de Educação (PNE). “Sergipe já tem uma longa experiência no EMTI, presente em 41 escolas, prática que vem gerando resultados significantes, com depoimentos ricos e motivadores de alunos, professores, dirigentes, acerca da transformação da modalidade de ensino”, disse o gestor, destacando que a proposta qualifica as escolas públicas e dá chances expandidas aos alunos de poderem desenvolver seus projetos de vida, bem como a construção da cidadania.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe investiu mais de R$ 15,4 milhões em tecnologia e inovação no ano de 2025

    A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica [...]

  • Prefeitura inicia 2026 com blitz ambiental na Praia de Atalaia Serviços Urbanos

    A primeira sexta-feira de 2026, começou com muito trabalho para [...]

  • Volta dos concursos públicos e CPNU marcam reconstrução da capacidade do Estado brasileiro

    Após um período prolongado de forte restrição nas contratações públicas, [...]

  • Prefeita Emília Corrêa dialoga com clubes da capital sobre renovação de parceria para o futebol

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, recebeu em seu gabinete, [...]

  • Universidades Federais do Nordeste defendem recomposição orçamentária para garantir inclusão e desenvolvimento regional

    Em nota recente, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições [...]