*Por Keizer Santos
Durante todo o dia de sábado (21), feriado municipal, um grande número de fiéis católicos participou das homenagens ao padroeiro de Maruim, Senhor dos Passos. A 186ª edição da festa iniciou no dia 12 de janeiro com ofício, missa, quermesse e outros diversos atos de fé.
A tradicional manifestação de fé reuniu pessoas de diferentes localidades e se tornou um momento de acolhida para maruinenses, que vivem em outros municípios e aproveitaram a ocasião para visitar os familiares e participar das festividades. Durante o novenário deste ano, além da presença de padres de outras paróquias sergipanas, o novenário contou com as presenças de sacerdotes oriundos de outros estados.
O bispo eleito da Diocese de Estância, o Monsenhor José Genivaldo Garcia Bispo, que esteve presente na segunda noite do novenário, manifestou sua alegria em participar da festa. “Agradeço a acolhida do povo de Maruim e digo que todos nós somos vocacionados para sermos seguidores, missionários, discípulos do nosso Senhor e que cada um sinta-se membro do rebanho do Senhor. Neste ano, em especial, onde somos chamados para reavivar o dom de Deus que existe em nós, pedindo ao Senhor que aqueça os nosso corações e que nos proporcione passos fortes e firmes para seguimos”, destacou.
No dia solene, na manhã do sábado (21), os católicos participaram da missa em ação de graças pelo aniversário de dedicação da Igreja Matriz de Senhor dos Passos, Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom João José Costa. Na programação também houve alvorada, repique de sinos, queima de fogos de artifício, missa no período vespertino, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
O historiador Emerson Porto destacou a importância da festa para o município da Grande Aracaju. “Em 21 de janeiro de 1837 foi criada a Freguesia do Senhor Bom Jesus dos Passos, que foi um marco importante para o processo de emancipação política de Maruim. Cabe frisar, que em 1835 foi criada a Vila de Maroim e em 1836 foi instituída a primeira Câmara. Anos depois, precisamente em 1854, aconteceu, de fato, a emancipação política. Do ponto de vista histórico, esta é uma data muito importante para o Município, mas também é um dia de muita festa para os irmãos católicos”, afirmou.
A Paróquia Senhor dos Passos, pertence ao Vicariato São João da Arquidiocese de Aracaju, e integra a Forania Virgem Prudentíssima, sob os cuidados pastorais dos padres Rodrigo Maia, DF (pároco) e Juan Carlos Condor Quispe, DF (vigário paroquial).