Em pouco mais de três anos de gestão, Marcos Santana já revolucionou a área da saúde no município de São Cristóvão. Dentre os investimentos feitos pelo candidato à reeleição para prefeito, está a requalificação dos prédios das unidades básicas de saúde, com a reativação de algumas que estavam sem funcionar, e a elevação do número de equipes de saúde da família, garantindo assim um atendimento mais qualificado para população e um espaço mais digno para atuação dos profissionais.

“Nós encontramos a saúde do nosso município completamente destruída. Quando assumimos, nossas unidades de saúde estavam sem funcionar direito, faltavam médicos, as pessoas esperavam horas nas filas para serem atendidas. Nos deparamos com um cemitério de ambulâncias quebradas e um quarto cheio de medicamentos vencidos. Aos poucos, e com muito trabalho, nós conseguimos mudar essa triste realidade”, frisou Marcos Santana.

A maioria das unidades de saúde que integram a Rede de Atenção Primária do município de São Cristóvão recebeu algum tipo de melhoria em sua estrutura física nos últimos anos. Essas ações vão desde a reativação de UBS que estavam fechadas, a exemplo da UBS Maria Luiza dos Santos Nascimento, no povoado Cabrita, até pequenos reparos em outras unidades com o intuito de melhorar o atendimento.

Além disso, todas as unidades contam, pelo menos, com uma equipe de saúde da família, que é composta por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico em enfermagem e agentes comunitários de saúde. Ao todo, são 26 equipes de saúde primária no município atualmente, garantindo uma cobertura de 100% em todo o território. Em 2016, existiam apenas 11 equipes atuando, ou seja, além de recuperar os espaços físicos, Marcos também garantiu o atendimento de qualidade à população.

O horário de atendimento foi ampliado em todas as Unidades, que passaram a funcionar nos turnos da manhã e tarde. Anteriormente a maioria funcionava até às 13h. As UBS Massoud Jalali, Mariano Nascimento, Maria José Soares Figueiroa, Jairo Teixeira e Raimundo Aragão estenderam ainda mais o horário de atendimento, ficando abertas das 7h às 19h com a adesão ao Programa Saúde na Hora do Governo Federal.

Como consequência da reestruturação da Atenção Primária no município, houve melhorias nos indicadores de saúde importantes, sendo o mais relevante deles o de mortalidade infantil, que apresentou a melhor taxa da década no ano de 2019. Em relação a oferta de serviços nas UBS, houve um aumento de 338% quando comparamos os anos de 2016 e 2020.

Para os próximos anos, Marcos pretende fortalecer e qualificar a Atenção Primária à Saúde, com manutenção de 100% de cobertura, como sendo a principal porta de entrada e Centro de Comunicação da Rede de Atenção à Saúde, de acordo com as necessidades de saúde da população e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde.

Outra proposta é a continuidade ao plano de reestruturação de Unidades de Saúde, com captação de recursos para construção, garantindo assim que as Unidades de Saúde funcionem em estruturas públicas, com acessibilidade, ambiência adequada e humanizada.

Dentre essas estão: Ampliação e reforma da UBS Massoud Jalali, no Rosa Elze; Construção de um novo prédio para o funcionamento das UBS no Rosa Maria e Tijuquinha; Implantação das UBS no Madre Paulina e Jardim Universitário; e finalização do prédio da Unidade de Saúde do povoado Colônia Miranda.

Atualmente o município possui 16 Equipes de Saúde Bucal (eSB), que são compostas por um cirurgião dentista e um auxiliar de saúde bucal, distribuídas em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo que, em existiam apenas 11 eSB em 2016.

No que diz respeito aos consultórios odontológicos, o município possuía apenas três funcionando quando Marcos assumiu a gestão. De lá para cá já foram instalados oito novos gabinetes e estão em funcionamento 16 consultórios.

As UBS de referência das áreas possuem ao menos um consultório odontológico com uma equipe, cobrindo áreas como as do Povoado Cabrita e Várzea, Pedreiras, Caipe, Cardoso e Feijão, Rita Cacete e Colônia Miranda, Luiz Alves, Tijuquinha, dentre outras.

A meta para os próximos anos é garantir a manutenção dos serviços de saúde bucal em atenção primária, com ampliação da cobertura para no mínimo 85%, com equipes de saúde completas. “Sabemos que já fizemos muito, mas queremos fazer muito mais para continuar proporcionando uma melhor qualidade no atendimento à população e melhores condições de trabalho para nossos profissionais”, destaca Marcos Santana.

*Com informações da assessoria de imprensa do candidato

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Diversas Leis Estaduais garantem apoio às mulheres vítimas de violência

    Em Sergipe, 712 pessoas denunciaram casos de violência contra a [...]

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]