Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line

Iniciando um novo desafio sempre às quartas-feiras, a reportagem do Caderno O VOTO essa semana conversou com o pré-candidato a prefeito de São Cristóvão, o vereador Diego Prado (PSD), que terá o apoio do governador Fábio Mitidieri (PSD) em seu palanque nas eleições municipais. Na oportunidade ele comenta sobre as possibilidades de composições políticas na cidade, explica os resultados positivos obtidos no pleito de 2022, superando os números dos candidatos apoiados pelo prefeito Marcos Santana (PV). Diego Prado também abre o coração e fala dos seus sonhos e aponta uma série de problemas na gestão do município. Confira, a seguir, esta entrevista exclusiva:

O VOTO: Iniciando a entrevista, vamos à pergunta que não quer calar: Diego Prado é pré-candidato a prefeito de São Cristóvão de fato ou existe alguma possibilidade de recuo? Tem algum receio?

DIEGO PRADO: A nossa candidatura é uma realidade, é um fato. Reunimos pessoas comprometidas na continuidade de um projeto coletivo de mudança e estamos caminhando. O futuro está nas mãos de Deus, ele é o Senhor e guiará nossos caminhos durante esse ano.

O VOTO: Você conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri em seu projeto? Ele já se manifestou a respeito da sua pré-candidatura?

DIEGO PRADO: O governador Fábio é um parceiro antigo, já estivemos juntos em vários pleitos eleitorais e eu diria que ele é o soldado 01 desse projeto. Ele não só tem se manifestado, como também tem nos encorajado com a sua disposição. Não é uma caminhada fácil e o mais importante é você ter ao seu lado pessoas comprometidas, com espírito público e que colocam os projetos individuais abaixo dos projetos coletivos.

O VOTO: Qual o segredo da “virada” de Mitidieri em São Cristóvão no 2º turno da eleição de 2022, após a derrota no turno anterior?

DIEGO PRADO: O primeiro turno da eleição foi muito conturbado, com disputas judiciais e dúvidas sobre as candidaturas. Quando a população teve clareza dos projetos e de quem eram os candidatos e o que eles representavam, aí ocorreu a virada. Caminhamos nas ruas apresentando à população aquilo que o nosso grupo, por meio do Governo do Estado, já havia feito pela nossa cidade. O Governo do Estado é autor da grande maioria das obras na cidade. A população reconheceu o trabalho e deu a Fábio Mitidieri a vitória em São Cristóvão.

O VOTO: É verdade que seus candidatos na eleição estadual superaram as indicações do prefeito Marcos Santana dentro do seu município?

DIEGO PRADO: Nós levamos para a população, rua a rua, a mensagem e os projetos dos nossos candidatos. Graças a Deus fomos vitoriosos.

O VOTO: Falando nele, qual a sua avaliação sobre a gestão do atual prefeito? É tudo aquilo que ele prega nas propagandas ou existe uma realidade em São Cristóvão que muita gente desconhece?

DIEGO PRADO: A gestão Marcos Santana tem dois momentos: houve o primeiro mandato, em que juntos, prefeito e vereadores, organizamos a Casa, trouxemos de volta a identidade da cidade e o orgulho de ser de São Cristóvão. Tudo no ponto ideal para o nosso povo viver um ciclo de prosperidade e de realizações históricas.

Mas, veio o período pré-eleitoral e eleitoral de 2022 e os projetos de poder passaram a ser mais importantes que o projeto de cidade que estávamos construindo. A gestão foi altamente loteada, e até “importar” secretário de outra cidade Marcos fez em troca de votos para que Paulo Junior fosse eleito.

Marcos Santana abandonou a cidade e passou a se ocupar exclusivamente com seu projeto de poder, isso para o grupo foi muito ruim. Começamos uma caminhada em 2016 no propósito da reconstrução da nossa cidade e nós percebemos um ambiente em que valia tudo pela ganância de poder. Esse não é o meu modo de fazer política.

Naturalmente uma parte do grupo foi se afastando por entender que aquele projeto de mudança foi traído pelo prefeito e o que temos hoje é uma administração dividida entre a família de Marcos e os acordos políticos da eleição de 2022. O resultado disso é uma saúde abandonada, sem remédios nos postos, escalas de médicos incompletas, obras lentas e cheias de aditivos, escândalos em licitações, transporte público caótico…

A cidade parou para que Marcos Santana elegesse Paulo Júnior, e agora continua parada para que Marcos faça o seu sucessor. Esta não é a forma de governar que eu defendo! Eu continuo fiel ao projeto de mudança e resgate da dignidade de São Cristóvão.

O VOTO: No embate direto, você tem preferência sobre quem seria seu adversário na disputa pela prefeitura? Júlio Júnior ou Paulo Júnior?

DIEGO PRADO: Eu não costumo fazer o debate de nomes. Eu prefiro debater ideias e projetos. Por isso, qualquer um desses nomes será a representação de um projeto de poder pelo poder. Nós representamos uma ideia contrária. Para nós, São Cristóvão precisa continuar no projeto de mudança que Marcos Santana abandonou.

O VOTO: Existe uma aliança entre o seu agrupamento e o de Gedalva Umbaubá? Ela deve compor a chapa como vice?

DIEGO PRADO: Nosso grupo e o de Gedalva conversam. Acredito que tanto ela, quanto nosso grupo, querem o bem de São Cristóvão e vamos tentar alinhar aquilo que pensamos de futuro para a nossa cidade. Havendo alinhamento nos projetos de cidade,

caminharemos juntos; não havendo, cada um defenderá a sua ideia e o seu projeto, e aí a população irá decidir.

O VOTO: Como têm sido suas tratativas com o deputado Neto Batalha? O grupo dele pode se somar ao seu projeto no município? Existem conversas neste sentido?

DIEGO PRADO: O Deputado Neto Batalha é uma pessoa que tem se mostrado preocupado com a nossa cidade e nós dialogaremos com todos que coloquem os interesses de São Cristóvão acima de seus projetos individuais. É um quadro importante e esperamos que ele contribua muito para o futuro de São Cristóvão.

O VOTO: Falando um pouco do seu município, percebe-se que ele foi inserido no turismo de eventos, com algumas atrações, mas São Cristóvão está estruturado e pronto para receber bem quem vem conhecer sua história?

DIEGO PRADO: Quando o FASC retornou criou-se a expectativa de que São Cristóvão começaria a viver uma nova realidade de investimentos em infraestrutura de turismo e não foi o que aconteceu! O potencial do festival não é utilizado de forma correta e a população local pouco ganha economicamente com o evento. Isso se dá por não haver uma política pública definida de fomento ao turismo, de investimento em assistência técnica na área e de investimento em infraestrutura local. Há um longo caminho a percorrer para que São Cristóvão entre de forma contundente no roteiro turístico do Nordeste.

O VOTO: Um dos problemas crônicos do município, a questão do saneamento básico, chegou a avançar nos últimos anos ou não? Qual o cenário?

DIEGO PRADO: Esse é um investimento que poucos gestores se importam em fazer porque obra enterrada, ninguém vê! E o gestor não obtém dividendos políticos. Mas nosso compromisso não é em ter o poder pelo poder. Queremos fazer o certo e o melhor para a nossa cidade. Como esse tipo de obra demanda um volume alto de recursos, nosso objetivo é, em parceria com o governo do Estado, aumentar a rede de saneamento da nossa São Cristóvão, tendo uma atenção especial para as localidades que contam com moradias m situações precárias.

O VOTO: Como se encontra a Saúde do município? Vem sendo bem cuidada pela gestão de Marcos Santana?

DIEGO PRADO: Infelizmente Marcos Santana trocou os quadros técnicos por indicações políticas e, no caso da Saúde, trocou pela sua filha. A realidade hoje é que saúde e transporte são os serviços de maior reclamação da cidade. Faltam médicos e remédios, a morosidade para se ter acesso à atenção especializada penaliza o cidadão, agravando o quadro de saúde e colocando a vida dele em risco. Estamos falando da vida das pessoas, vidas que não estão sendo cuidadas.

O VOTO: E sobre a segurança pública? O comércio de drogas, por exemplo, é fiscalizado e contido? Há uma política de conscientização junto aos mais jovens?

DIEGO PRADO: A Polícia Militar tem feito um trabalho exemplar em nossa cidade, ainda há muito o que fazer e, principalmente, sobre a necessidade de se avançar de forma cooperada com o município. Infelizmente, até o momento, a nossa guarda ainda não está estruturada para atuar em conjunto. Esperamos que essa realidade mude na próxima gestão.

O VOTO: Hoje em dia é difícil não encontrar um lugar onde exista uma fila de pessoas em busca de empregos. O prefeito Marcos Santana fala em uma “grande transformação”

no município durante sua gestão, mas e quanto à geração de postos de trabalho? A juventude de São Cristóvão encontra oportunidades dentro da própria cidade?

DIEGO PRADO: São Cristóvão é a cidade que menos se desenvolveu economicamente na Grande Aracaju. O prefeito atual perdeu várias oportunidades de atrair indústrias para o município e de aproveitar as obras do governo do Estado para fomentar setores estratégicos para a geração de emprego e renda. São Cristóvão vem perdendo o “bonde do desenvolvimento”. Os órgãos estaduais têm dificuldades de diálogo com a municipalidade sobre a inclusão de São Cristóvão em programas estratégicos como o PSDI. Penalizando assim toda a população de São Cristóvão, especialmente os mais jovens.

O VOTO: É sabido que você tem uma relação quase que de “irmandade” com o vereador de Aracaju licenciado e deputado federal Nitinho. Agora, com ele na Câmara em BSB, é possível sonhar com mais investimentos para São Cristóvão fruto dessa parceria?

DIEGO PRADO: Nitinho é um irmão e tenho certeza que o mandato dele será importante para São Cristóvão e para todo Sergipe. É um homem comprometido em atuar pela população e em ver resultados. Somos próximos porque compartilhamos os mesmos sonhos, que é ver a população mais carente tendo acesso aos serviços e às oportunidades que as mesmas pessoas de alta renda possuem. Isso nos mobiliza e nos une. Tenho certeza que ele ajudará muito São Cristóvão.

O VOTO: Concluindo a entrevista, você é vereador já por alguns mandatos. Para que as pessoas conheçam seu trabalho, quais foram suas principais ações até agora no parlamento municipal? Qual será o seu principal compromisso se chegar a ser eleito prefeito de São Cristóvão?

DIEGO PRADO: Eu passei esses anos como vereador vendo de perto a necessidade das pessoas, a falta de acesso aos serviços, a dependência de agentes políticos para que as pessoas tenham acesso àquilo que lhes é de direito. É algo que me inquieta! Sempre fui próximo à população, ouvindo as demandas e tentando as soluções possíveis. Por isso, meu compromisso é que a população mais carente tenha acesso àquilo que lhe é de direito, garantindo a oportunidade de renda, de saúde de qualidade e educação formadora para a vida. Esse é o sonho que me move neste caminho.

FRASES

“Eu passei esses anos como vereador vendo de perto a necessidade das pessoas”

“São Cristóvão é a cidade que menos se desenvolveu economicamente na Grande Aracaju”

“Marcos Santana trocou os quadros técnicos por indicações políticas e, no caso da Saúde, trocou pela sua filha”

“Queremos fazer o certo e o melhor para a nossa cidade”

“Não há uma política pública definida de fomento ao turismo”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Diversas Leis Estaduais garantem apoio às mulheres vítimas de violência

    Em Sergipe, 712 pessoas denunciaram casos de violência contra a [...]

  • Demanda por crédito deve ficar forte no quarto trimestre, diz pesquisa

    Instituições financeiras avaliam que a demanda de crédito deve permanecer [...]

  • Nova Via Litorânea formará cenário de lazer e estímulo ao turismo na capital

    A nova Via Litorânea, construída pela Prefeitura de Aracaju no [...]

  • R$ 4 bilhões: indústria naval vai gerar 10 mil empregos e contribuir para descarbonização

    Com investimentos superiores a R$ 4 bilhões, maior na história [...]

  • “Um Quê de Negritude”: Dança, cultura e resistência no palco do Teatro Tobias Barreto

    No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o [...]