O mês de março é marcado por uma importante campanha de saúde feminina: o Março Lilás, dedicado à conscientização e prevenção do câncer de colo do útero. A iniciativa busca alertar as mulheres sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do tratamento adequado, reforçando a necessidade de exames regulares e da vacinação contra o HPV.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de colo do útero é um dos tipos mais frequentes entre as mulheres no Brasil, mas pode ser evitado por meio de medidas preventivas simples, como o exame de Papanicolau e a vacinação contra o HPV, que são oferecidos gratuitamente pelo SUS.

A médica ginecologista Dra. Fernanda Hagenbeck reforça a importância de campanhas como essa para aumentar a adesão às práticas preventivas. “O câncer de colo do útero é silencioso, mas altamente prevenível. Com informação, exames regulares e a vacina, podemos salvar vidas”, destaca.

O slogan da campanha deste ano, “Seu colo é único. Sua vida também. Proteja os dois.”, reforça a necessidade do autocuidado e da atenção à saúde feminina. O Março Lilás não é apenas um mês de alerta, mas um momento para estimular mudanças de hábitos e incentivar as mulheres a priorizarem a própria saúde.

A Dra. Fernanda Hagenbeck e sua equipe estão à disposição para esclarecer dúvidas, realizar atendimentos e reforçar essa rede de apoio à saúde feminina. Informação e prevenção são os maiores aliados na luta contra o câncer de colo do útero. Para mais informações e agendamentos, acesse o instagram @drafernandahagenbeck

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Pacientes da reabilitação visual do CER IV visitam exposição Vibrarte em São Cristóvão

    Com o objetivo de reforçar o compromisso com a inclusão [...]

  • ‘Melhores de 2025’ recebem o Prêmio Olho Vivo em solenidade festiva

    Fotos Acrisio Siqueira A noite de gala do Oscar Sergipano [...]

  • Fredson Navarro parabeniza vencedores do Prêmio Olho Vivo

    A edição mais aguardada do ano do Olho Vivo chegou [...]

  • Procon Aracaju realiza pesquisa de preço de combustível em 41 postos da cidade

    O Programa de Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), órgão vinculado [...]

  • Reunião pública detalha avanços e condicionantes ambientais do Complexo Viário Senadora Maria do Carmo Alves

    Moradores de diferentes regiões de Aracaju participaram, na noite desta [...]