O equipamento é o melhor em diagnóstico por imagem, o que promoverá a melhoria da assistência às usuárias do serviço

O Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), qualifica o diagnóstico do câncer de mama ao colocar em operação o novo mamógrafo. O equipamento é o melhor em diagnóstico por imagem o que promoverá a melhoria da assistência às usuárias do serviço, permitindo que a mulher seja encaminhada ao tratamento precoce, tornando-o mais bem sucedido, conforme informou a coordenadora Estadual da Assistência Ambulatorial, Renata Coutinho.

O novo Mamógrafo possui tecnologia de ponta desenvolvida para oferecer o que há de melhor em diagnóstico por imagem, através de imagens digitais 2D (convencional) e 3D (avaliação tridimensional), acompanhada do sistema de Tomossintese proporcionando imagens nítidas de cortes transversais da mama e com a sobreposição reduzida de tecido na imagem, reduzindo portanto os falsos positivos (exame que aumenta a detecção do câncer de mama em 30% em relação à mamografia).

O equipamento também dispõe de kit de esteriotaxia digital para uma biópsia precisa e estação de laudo garantindo um melhor diagnóstico (técnica minimamente invasiva que usa um sistema de coordenadas tridimensionais para localizar o alvo tumoral), informou a gerente assistencial do CAISM, Zaira Moura.

Através dessa tecnologia é possível realizar exames mais rápidos com qualidade superior aos métodos convencionais, além da baixíssima dose de radiação “Temos um novo mamógrafo que possui tecnologia de ponta e poderá realizar exames com ultradefinição de imagem”, completou a gerente.

Acesso

O CAISM realiza 800 mamografias por mês, exame que pode detectar o câncer em seus estágios iniciais, antes mesmo que um nódulo possa ser sentido à palpação. Além disso, oferta durante o ano inteiro uma linha de cuidados às pacientes com suspeita de câncer de mama. O acesso aos serviços obedece a um fluxo que começa na Atenção Primária. Nos postos de saúde os profissionais realizam os exames clínicos e solicitam exames de rastreamento ou diagnósticos. Segundo Renata Coutinho, ao ser detectada qualquer alteração na mama, as mulheres são encaminhadas ao serviço de referência no CAISM, através da regulação.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Operação desarticula esquema de lavagem com movimentação de R$ 1,1 bi

    A Polícia Civil de São Paulo, o Ministério Público (MPSP) [...]

  • III Simplifica MROSC reúne cerca de 250 representantes da sociedade civil para orientações sobre formalização e transparência

    Com foco na qualificação das parcerias com as Organizações da [...]

  • Prefeitura de Aracaju busca soluções energéticas sustentáveis para modernizar a gestão pública

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master

    A Polícia Federal (PF) pediu ao presidente do Supremo Tribunal [...]

  • Governo do Estado apresenta Sergipe como polo estratégico de investimentos ao embaixador da Índia

    O governador Fábio Mitidieri recebeu, nesta quarta-feira, 11, no Palácio [...]