O Parque da Sementeira sempre foi mais do que um espaço de lazer. É um símbolo da transformação urbana de Aracaju, um lugar onde a memória da cidade se encontra com um presente voltado à sustentabilidade e à convivência. Com a entrega da obra de revitalização, que recebeu investimento superior a R$ 30 milhões, o parque voltou a florescer, com novos espaços verdes, áreas mais humanizadas e equipamentos que fortalecem o vínculo entre a população e um dos cartões-postais mais emblemáticos da capital.

À beira do lago, agora totalmente urbanizado e cercado, a aposentada Gleide Ramalho, de 69 anos, aproveitava o fim de tarde lendo um livro. A cena, serena, resume o espírito do parque: encontro, pausa e pertencimento. “Quando estive aqui na semana passada e descobri as coisas novas que construíram e reformaram, fiquei realmente impactada. A pista de caminhada foi ampliada, o calçamento melhorou, os bancos estão novos, está tudo muito bom. Eu tenho divulgado muito esse novo espaço, porque eu leio muito, falo para as pessoas que vêm para cá, que aqui é um lugar bom de ler, tranquilo, bonito, arejado, arborizado. O parque realmente é um recanto. Eu chamo aqui de o meu refrigério”, contou.

Reformulado no início de 2025, o projeto de revitalização plantou mais de 800 mudas de espécies arbóreas e frutíferas. Com reforma, também foi implantado a Passarela dos Arcos, dois jardins sensoriais e um orquidário dedicado à preservação das flores. Foram incluídos ainda novos bancos, nos modelos stone e rívola, resistentes ao sol e às pichações. Dois playgrounds da primeira infância com piso emborrachado e brinquedos. Um espaço pet equipado para o lazer seguro dos animais, além de espaços com intervenções artísticas.

O parque também é cenário de convivência e afeto. Famílias se reúnem sobre a grama, crianças correm por todos os lados e o som das conversas preenche o ambiente. A comerciante Lindinalva Andrade, de 63 anos, acompanhada do neto Rafael, do filho e da nora, celebrou as transformações. “É a primeira vez que venho depois da reforma, fiquei surpreendida com tudo. Esse alambrado na beira dos lagos ficou muito bom, traz uma proteção para quem circula nesses ambientes mais próximos”, salientou.

A memória afetiva é uma constante entre os visitantes. A estudante universitária Elysian Vieira, de 21 anos, cresceu frequentando o parque e vê na nova fase um gesto de respeito ao passado e ao futuro. Ao saber que o projeto anterior previa a retirada de árvores e a ampliação de áreas cimentadas, a jovem ressaltou a importância da reformulação. “Fico feliz em saber que houve essa compensação. Acredito que só o que realmente falta são as árvores que começaram a crescer para trazer mais sombra aos visitantes. A infraestrutura é importante, mas também tem que lembrar que aqui é um parque. Tem que ter árvore, tem que ter sombra. O pessoal vem aqui pra fazer piquenique, para aproveitar. Mas é bom saber disso, na verdade ficamos muito felizes em saber que o projeto incluiu mais árvores”, disse.

O parque também é um convite ao movimento, e foi com esse propósito que a Prefeitura de Aracaju ampliou e criou novos espaços esportivos. A Arena Delas, o primeiro campo de futebol exclusivo para mulheres do Brasil, é um marco que vai garantir espaço adequado e seguro para as mulheres do esporte. Além disso, foram implantadas duas quadras poliesportivas, duas de vôlei de praia, uma pista de skate e seis academias ao ar livre, três delas voltadas à terceira idade e trilhas ecológicas.

Para a servidora pública Edjane Silva, de 35 anos, o parque é o melhor antídoto contra o cansaço do dia a dia. “Eu gostei muito, e o Parque da Sementeira é um ambiente que nos ajuda a espairecer. Saímos do trabalho estressadas e viemos aqui dar uma corrida. Aí já chegamos em casa mais leves e bem. Aqui é muito bom, venho pelo menos umas três vezes por semana”, pontuou.

O estudante Gabriel Araújo, de 20 anos, também vê nas melhorias um incentivo à prática esportiva e à convivência. “Na minha avaliação isso valoriza muito a área da atividade física, de quem faz exercícios. Não só para os jovens, mas também para pessoas mais idosas. Os equipamentos são bons, uso com frequência o parque porque sei da tranquilidade que os espaços proporcionam para nós moradores”, afirmou. “Ficou tudo muito organizado, vi que os quiosques foram reformados, a questão da acessibilidade melhorou, a segurança também é muito boa”, completou.

A obra de revitalização do Parque da Sementeira também incluiu a reforma e ampliação da Casa de Ciência e Tecnologia de Aracaju (CCTECA), o Planetário. A Guarda Municipal de Aracaju ganhou sede própria, fortalecendo a segurança com o grupamento de Ciclopatrulhamento.

Vendedor de coco há mais de três décadas no local, Reinaldo Bispo, de 69 anos, demonstrou sua satisfação com a revitalização. “A reforma foi maravilhosa, só felicidade pra gente que está aqui todo dia. Agradeço à Prefeitura que entregou o lugar muito bonito para todo mundo. Eu trabalho com coco desde 1973 e sou o vendedor de coco mais antigo da capital que trabalha aqui no Parque da Sementeira, então esse é o meu lugar. Essa obra deixou tudo muito bonito e organizado, concluiu.

Fonte, Agência Aracaju de Notícias.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estado inicia fiscalização para coibir venda ilegal de produtos durante Black Friday e Natal

    Às vésperas do maior período de consumo do ano, que [...]

  • Produções de petróleo e gás natural no pré-sal batem novo recorde em setembro

    Em setembro, as produções de petróleo e gás natural do [...]

  • Bancos promovem mutirão para negociar dívidas bancárias em atraso

    Consumidores que têm dívidas no cartão de crédito, cheque especial, [...]

  • Governo abre chamamento público para doação de notebooks a Organismos de Políticas para as Mulheres

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 4,55% no Brasil

    A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de [...]