O Ministério da Saúde informou que o Programa Mais Médicos alcançou a adesão de 99% dos municípios contemplados no último edital. O chamamento ofertou 6.252 vagas, incluindo mil postos para a Amazônia Legal. Dessas, 6.169 foram indicadas pelas cidades para preenchimento.

Das 2.074 regiões com vagas previstas, 2.028 enviaram documentação para a renovação do quadro de profissionais. O ministério informou, também, que 47% das vagas estavam destinadas a regiões de alta vulnerabilidade ou de extrema pobreza.

Dos municípios contemplados, apenas 31 não renovaram a adesão, enquanto 15 escolheram pelo quantitativo parcial de vagas estabelecidas. Com isso, 83 vagas ficaram sem preenchimento.

“Vale lembrar, contudo, que após a avaliação dos termos enviados pelos gestores locais, as vagas remanescentes serão destinadas para novas regiões”, informou o Ministério da Saúde. Na próxima fase, em um novo edital, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção.

Incentivos – Podem participar dos editais do Mais Médicos profissionais brasileiros e intercambistas, brasileiros formados no exterior e estrangeiros, que continuarão atuando com registro do Ministério da Saúde. Médicos brasileiros formados no Brasil têm preferência na seleção.

Até o fim deste semestre, um segundo edital será publicado com 10 mil vagas oferecidas em formato que prevê a contrapartida dos gestores municipais. “Essa forma de contratação garante às prefeituras menor custo, maior agilidade na reposição do profissional e permanência nessas localidades”, destacou o ministério.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sociedade civil condena sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

    A Human Rights Watch (HRW) criticou nesta quarta-feira (30) as medidas adotadas pelo [...]

  • Sergipe sedia 40ª Reunião Extraordinária da Asbraer e se consolida como capital nacional da regularização fundiária e da pesquisa agropecuária

    Sergipe se transformou, entre os dias 30 de julho e [...]

  • ANUÁRIO: Concessão de medidas protetivas cresce mais de 32% em Sergipe

    Fruto do fortalecimento das campanhas de orientação e conscientização sobre [...]

  • Lula: Brasil é soberano e interferência dos EUA é inaceitável

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota oficial, na [...]

  • GACC abre inscrições para curso gratuito de empreendedorismo para mulheres negras

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe [...]