Aracaju foi uma das dez capitais a atender o pedido do Conselho Federal de Medicina que divulgou na sexta-feira, 1, que cerca de 900 mil brasileiros precisam fazer uma cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS), porém não conseguem. Cirurgias de catarata, hérnia, vesícula e varizes estão entre as mais demandadas pela população que depende da rede pública.

Na capital de Sergipe a fila de espera é de 2.013 pessoas, sendo que o primeiro da fila solicitou a cirurgia em 2016 e o procedimento mais demandado é o de hérnia inguinal. A Secretária de Saúde do Estado não declarou qual à soma das filas.

Os dados da análise realizada pelo Conselho Federal de Medicina foram obtidos junto as secretárias de saúde dos estados e das capitais brasileiras, por meio da Lei de Acesso à Informação. O resultado é apenas a soma de 16 estados e 10 capitais que responderam a solicitação do Conselho Federal de Medicina

Os pedidos de informações sobre as filas foram apresentados em junho deste ano a todos os 26 estados e Distrito Federal, além das capitais, por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) dos governos estaduais e municipais – habitual caminho para que qualquer cidadão possa solicitar informações de caráter público via Lei de Acesso a Informações (Lei nº 12.527/2011).

 

Um dos votos que pode afetar candidatura de Lula já está pronto

Habeas Corpus de Ana Alves foi distribuído no TJSE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura promove reforço escolar durante as férias para estudantes da rede municipal

    Com o objetivo de fortalecer o processo de aprendizagem dos [...]

  • Ensino médio público avança e reprovação cai 62% em três anos

    Todos os indicadores apontam uma trajetória de melhoria do ensino [...]

  • Centro de Terapias Integradas do Ipesaúde marca progresso na qualidade de vida de crianças neurodivergentes

    “Por já ter trabalhado com uma neuropediatra adquiri a facilidade [...]

  • Ricardo Marques propõe reduzir custos de taxistas e motoristas de aplicativo com incentivo à mobilidade limpa

    O vice-prefeito de Aracaju e pré-candidato ao Governo de Sergipe, [...]

  • Prefeitura e movimentos sociais alinham ações para os 25 anos da Parada LGBTQIAPN+ de Sergipe

    A Prefeitura de Aracaju recebeu, nesta quinta-feira, 25, integrantes da [...]