Aracaju foi uma das dez capitais a atender o pedido do Conselho Federal de Medicina que divulgou na sexta-feira, 1, que cerca de 900 mil brasileiros precisam fazer uma cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS), porém não conseguem. Cirurgias de catarata, hérnia, vesícula e varizes estão entre as mais demandadas pela população que depende da rede pública.

Na capital de Sergipe a fila de espera é de 2.013 pessoas, sendo que o primeiro da fila solicitou a cirurgia em 2016 e o procedimento mais demandado é o de hérnia inguinal. A Secretária de Saúde do Estado não declarou qual à soma das filas.

Os dados da análise realizada pelo Conselho Federal de Medicina foram obtidos junto as secretárias de saúde dos estados e das capitais brasileiras, por meio da Lei de Acesso à Informação. O resultado é apenas a soma de 16 estados e 10 capitais que responderam a solicitação do Conselho Federal de Medicina

Os pedidos de informações sobre as filas foram apresentados em junho deste ano a todos os 26 estados e Distrito Federal, além das capitais, por meio do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) dos governos estaduais e municipais – habitual caminho para que qualquer cidadão possa solicitar informações de caráter público via Lei de Acesso a Informações (Lei nº 12.527/2011).

 

Um dos votos que pode afetar candidatura de Lula já está pronto

Habeas Corpus de Ana Alves foi distribuído no TJSE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo Federal autoriza estudos para reativação da Hidrovia do São Francisco

    O Ministério de Portos e Aeroportos autorizou, nesta terça-feira (26), [...]

  • Indicadores de segurança elevam Sergipe entre os estados com melhor desempenho no Brasil

    Sergipe foi elevado ao patamar dos melhores no Ranking de [...]

  • Aracaju estreia no Startup Summit e inicia conexões estratégicas no cenário nacional de inovação

    O primeiro dia do Startup Summit 2025 marcou a estreia [...]

  • Recomposição trabalhista é tema de palestra no II Congresso Sergipano de Estudos Jurídicos

    Procurador-chefe do MPT-SE, Márcio Amazonas, falou sobre o tema nesta [...]

  • Portal Nacional de Desaparecidos criado pela Polícia Civil de Sergipe é lançado durante 4º Encontro de Tecnologia e Inteligência no Ceará

    O primeiro dia do 4° Encontro Nacional de Tecnologia e [...]