De acordo com dados do SergipePrevidência, o número total de aposentados e pensionistas em Sergipe é de 35.682. Sendo 25.756 do gênero feminino e 9.826 do masculino. E muitas dessas pessoas podem ter o direito de isenção total do imposto de renda. E mais, valores de até cinco anos devolvidos e corrigidos.

A especialista em isenção e recuperação fiscal, Sygrid Dias, reforça que o benefício é um direito concedido por lei e que, inclusive, pode haver a recuperação dos valores já pagos no IR anterior. “Esse direito a isenção é assegurado através da Lei 7.713/88, inciso 6, que estabelece que aposentados, militares reformados e pensionistas com doenças graves estão isentos do imposto de renda sobre os valores recebidos de aposentadoria ou pensão”, explica Sygrid Dias.

Ela reforça que essa isenção visa proporcionar um suporte financeiro para aqueles que enfrentam altos custos médicos e outras despesas associadas ao tratamento de doenças graves. Como câncer; doenças de Parkinson; esclerose múltipla; doenças cardíacas e hepáticas graves, aids, nefropatia grave (doenças dos rins), cegueira e contaminação por radiação.

Para garantir esse direito não é necessário esperar uma data específica. “Durante todo o ano podemos solicitar essa isenção e para isso atuamos em todo o País, orientamos as pessoas que busquem seus direitos. E mais, valores pagos até cinco anos podem ser recuperados com juros”, pontua a especialista Sygrid Dias. Entender os direitos e buscar o auxílio de um especialista na área é essencial para garantir na prática esse beneficio assegurado por Lei.

Foto: Joe Oliver Retratista

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Seasic abre inscrições para edital de R$ 1 milhão destinado a projetos voltados à população idosa em Sergipe

    Chamamento público selecionará até dez propostas de Organizações da Sociedade [...]

  • Conheça as regras sobre perdão de dívidas tributárias para MEIs

    Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional detalha as regras sobre o perdão [...]

  • Governo de Sergipe divulga resultado preliminar do programa CNH Social 2026

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Transporte é o principal desafio da infraestrutura para 75% dos industriais brasileiros

    Custos logísticos sobem e comprometem competitividade de 70% dos industriais, [...]

  • SMTT prepara esquema especial de trânsito para três corridas de rua neste final de semana em Aracaju

    As corridas contarão com a presença da SMTT. A Prefeitura [...]