A produção das novas urnas eletrônicas modelo 2022 (UE2022) continua em ritmo intenso. Até novembro, 142.008 (64,55%) dos 219.998 equipamentos contratados já haviam sido produzidos pela Positivo Tecnologia, empresa vencedora da licitação realizada em 2021. Desse total, 138.403 aparelhos já foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Com o projeto de renovação do parque de urnas da Justiça Eleitoral acelerado, quem ganha é o próprio eleitorado, que escolherá nas Eleições Municipais de 2024 representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em equipamentos mais modernos e 18 vezes mais rápidos que o modelo de 2015.

O primeiro lote, com 246 novas urnas, foi produzido em maio. Em julho, agosto e setembro, foram fabricados, respectivamente, 4.330, 23.647 e 26.422 equipamentos. A partir de outubro, o ritmo de produção saltou para 38.929 urnas e aumentou ainda mais no mês de novembro: 48.434. Esta é a segunda maior remessa de urnas eletrônicas adquiridas pela Justiça Eleitoral. Somente fica atrás das 224.999 urnas modelo 2020, fabricadas antes das Eleições Gerais de 2022.

Todo o processo de montagem da urna é acompanhado de perto por uma equipe de servidores liderada pela Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (Cotel/TSE), que também supervisiona a aplicação dos testes aos quais as urnas eletrônicas são submetidas ainda no local de fabricação, uma garantia de que os TREs receberão equipamentos em perfeito estado de funcionamento.

Se aprovadas nos testes, as urnas recebem as tampas externas e são embaladas e identificadas conforme o lote de produção. Depois disso, ainda passam por uma auditoria realizada por servidores do Tribunal no galpão da empresa Positivo, em Ilhéus (BA).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Corpo de Bombeiros inaugura novo Centro de Treinamento

    O governador Fábio Mitidieri participou nesta segunda-feira, 16, da inauguração [...]

  • Confira as 72 vagas desta segunda-feira disponíveis no NAT

    Nesta segunda-feira, 5, o Núcleo de Apoio ao Trabalho (NAT), [...]

  • Decreto aumenta competitividade do setor avícola sergipano

    Os proprietários de estabelecimentos que comercializam ovos e aves vivas [...]

  • Fazenda aumenta para 3,2% estimativa para o PIB em 2024

    A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda [...]

  • Proprietários de veículos com placas em final 8 devem pagar licenciamento até 30 de setembro

    Falta do licenciamento em dia é uma infração gravíssima, resultando em multa de R$  293,47 e sete pontos na CNH   Proprietários de veículos com placas terminadas em 8 e registrados em Sergipe têm até 30  de setembro para efetuar o pagamento do licenciamento anual. Esse procedimento é  [...]