A produção das novas urnas eletrônicas modelo 2022 (UE2022) continua em ritmo intenso. Até novembro, 142.008 (64,55%) dos 219.998 equipamentos contratados já haviam sido produzidos pela Positivo Tecnologia, empresa vencedora da licitação realizada em 2021. Desse total, 138.403 aparelhos já foram entregues aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Com o projeto de renovação do parque de urnas da Justiça Eleitoral acelerado, quem ganha é o próprio eleitorado, que escolherá nas Eleições Municipais de 2024 representantes para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em equipamentos mais modernos e 18 vezes mais rápidos que o modelo de 2015.

O primeiro lote, com 246 novas urnas, foi produzido em maio. Em julho, agosto e setembro, foram fabricados, respectivamente, 4.330, 23.647 e 26.422 equipamentos. A partir de outubro, o ritmo de produção saltou para 38.929 urnas e aumentou ainda mais no mês de novembro: 48.434. Esta é a segunda maior remessa de urnas eletrônicas adquiridas pela Justiça Eleitoral. Somente fica atrás das 224.999 urnas modelo 2020, fabricadas antes das Eleições Gerais de 2022.

Todo o processo de montagem da urna é acompanhado de perto por uma equipe de servidores liderada pela Coordenadoria de Tecnologia Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (Cotel/TSE), que também supervisiona a aplicação dos testes aos quais as urnas eletrônicas são submetidas ainda no local de fabricação, uma garantia de que os TREs receberão equipamentos em perfeito estado de funcionamento.

Se aprovadas nos testes, as urnas recebem as tampas externas e são embaladas e identificadas conforme o lote de produção. Depois disso, ainda passam por uma auditoria realizada por servidores do Tribunal no galpão da empresa Positivo, em Ilhéus (BA).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • PIB cresce 1,4% nos primeiros três meses do ano puxado pela agropecuária

    O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu (1,4%) na [...]

  • Atendimento médico de Ginecologia é implantado no Centro de Especialidades Lurdes Vieira em São Cristóvão

    A partir desta semana, a Secretaria Municipal de Saúde de [...]

  • Governo lança ‘Agora tem especialistas’ para ampliar atendimento no SUS

    O Governo Federal lançou, nesta sexta-feira (30/5), um novo programa [...]

  • Defesa Civil Alerta chega ao Nordeste com aviso em tempo real de desastres naturais

    O sistema Defesa Civil Alerta, que emite avisos sonoros e [...]

  • Forró Caju 2025: Saiba como reconhecer Pessoas com Deficiência por meio dos cordões de identificação

    Com a chegada do Forró Caju 2025, a cidade de [...]