Pelo menos 25 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul sofrem as consequências das tempestades que atingem o estado. De acordo com a Defesa Civil, são mais de 10 mil pessoas afetadas, das quais 5 mil desalojadas, 1,5 mil desabrigadas e 3,5 mil com danos em suas casas. Foram registradas quatro mortes em Alegrete, Santana da Boa Vista e Quaraí.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) cessou o alerta hidrológico para o Rio Grande do Sul, informando que há tendência de normalização do nível dos rios. Porém, a Defesa Civil do Estado mantém o monitoramento.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), reuniu ontem prefeitos da região para buscar apoio financeiro do governo federal. O objetivo é encaminhar para Brasília as demandas dos municípios.

“O Estado tem feito tudo o que pode, mas o volume de recursos para reconstrução das cidades deve vir do governo federal. Por isso, quanto mais nós conseguirmos nos articular e concentrar os esforços mais força teremos em Brasília”, afirmou o governador.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, disse que para evitar mais prejuízos serão reivindicados recursos na União, além de ajuda do Exército, principalmente com combustível.

As demandas serão levadas de forma articulada pelos prefeitos, juntamente com representantes do governo do estado para Brasília, para a Defesa Civil Nacional e para o Ministério da Integração.

*Com informações do governo do Rio Grande do Sul.

Fonte: Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sefaz alerta empresas sobre risco de desenquadramento no Simples Nacional por conta de débitos de ICMS

    Cerca de 3,6 mil contribuintes sergipanos, entre microempreendedores individuais (MEI), [...]

  • Justiça paga R$ 2,3 bi em atrasados do INSS; veja quem tem direito

    Um total de 152,3 mil segurados do Instituto Nacional do [...]

  • ANDRÉ MOURA – “Quem tira a vida de uma mulher não pode voltar às ruas”

    Ex-deputado entende que Feminicídio exige punição máxima e prisão perpétua [...]

  • “Rombo das Estatais” entra em “alerta máximo” sob o governo Lula

    Não precisa ser especialista em economia para entender a crise [...]

  • RESSONÂNCIA MAGNÉTICA – Novos aparelhos vão melhorar a qualidade dos diagnósticos

    Governo promete entregar mais dois aparelhos para a rede pública [...]