No dia 29/05, MPT-SE vai discutir o tema em audiência coletiva com sindicatos
“CLT: quem conhece, defende”. Esse é o slogan da campanha Maio Lilás de 2025, promovida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em todo o país. O objetivo é refletir sobre a importância do emprego formal para a garantia de direitos e proteção dos trabalhadores e trabalhadoras. “Há muita informação, especialmente entre os mais jovens, no sentido de que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) seria coisa do passado. Mas se a CLT é coisa do passado, trabalhar sem direitos deve ser alguma coisa da pré-história. O fato é que a CLT já passou por mais de três mil alterações desde que foi criada, em 1943, e incorporou uma série de avanços que são relacionados às novas tecnologias e sua aplicação ao trabalho”, explicou o procurador do Trabalho Ricardo Carneiro, que é coordenador Regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Liberdade Sindical e do Diálogo Social (Conalis).
Como parte das ações da campanha, o MPT tem divulgado nas redes sociais vídeos que demonstram, na prática, a realidade vivida por grande parte dos trabalhadores no país: na informalidade, quando enfrentam acidentes ou doenças, por exemplo, se veem desamparados e é nesse momento que se revela o valor dos direitos garantidos pela CLT.
Em Sergipe, no próximo dia 29/05, o MPT-SE realiza uma audiência coletiva, com a presença de entidades sindicais, empresários, advogados, estudantes e população em geral. “Durante o evento, vamos falar sobre a pejotização, na perspectiva do Tema 1389, que está no Supremo Tribunal Federal (STF), além de dar oportunidade aos sindicatos, para que apresentem as boas práticas de diversidade que podem inspirar outras entidades”, pontuou o procurador.
O evento é aberto ao público e acontece no auditório do MPT-SE (Av. Desembargador Maynard, n. 72, Bairro Cirurgia – Aracaju), a partir das 8h30. As presenças devem ser confirmadas pelo e-mail: [email protected].
Sobre a campanha
Criada em 2017, a campanha Maio Lilás é promovida anualmente pelo MPT para incentivar o diálogo social e reforçar a importância da liberdade sindical. A escolha do mês e da cor homenageia marcos históricos da luta por direitos trabalhistas e igualdade de gênero.
Fonte, Ascom – PRT20
*Com informações do MPT (Brasília)

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil reforça compromisso com políticas integradas sobre drogas em reunião do Mercosul

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da [...]

  • Confiança da indústria segue em baixa e completa seis meses abaixo da linha dos 50 pontos

    A confiança dos empresários da indústria continua em baixa no [...]

  • Anatel resiste a operadoras de telefonia e mantém exigência de fatura detalhada

    O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indeferiu, [...]

  • Saúde alerta sobre aumento de casos de gripe e libera mais R$ 50 milhões para reforçar atendimento no SUS

    Diante do aumento de casos de vírus respiratórios no país, [...]

  • Sergipe registra recorde histórico de passageiros no aeroporto de Aracaju no mês de maio

    O Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria registrou, mais [...]