O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que mudanças sugeridas pelos senadores à proposta de emenda à constituição (PEC) que amplia o orçamento impositivo não alteram a essência do texto. A PEC 2/15 aprovada na semana passada pela Câmara torna o orçamento impositivo para as emendas de bancadas estaduais até 1% da receita corrente líquida realizada no ano anterior.

Senadores pretendem alterar pontos do texto aprovado pela Câmara, como o prazo de execução das emendas e o percentual correspondente da receita corrente líquida.

O relator da proposta, senador Esperidião Amin (PP-SC), sinalizou que deve retirar parte do texto. “Tem três parágrafos que tentam, na prática, transformar em impositivo o Orçamento como um todo e isso é parlamentarismo”, ponderou.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defendeu que a execução das emendas de bancada seja feita de forma escalonada, crescendo 0,1 ponto percentual a cada ano.

Prerrogativas
Segundo Maia, o mais importante é restabelecer a prerrogativa do Congresso Nacional. Ele explicou ainda que, após as alterações feitas pelo Senado, o texto retorna à Câmara e vai ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e por uma comissão especial antes de ser votada em 2 turnos pelo Plenário da Câmara.
“Toda tramitação legislativa é uma construção, um diálogo”, destacou.

Fonte: Agência Câmara

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sociedade civil condena sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

    A Human Rights Watch (HRW) criticou nesta quarta-feira (30) as medidas adotadas pelo [...]

  • Sergipe sedia 40ª Reunião Extraordinária da Asbraer e se consolida como capital nacional da regularização fundiária e da pesquisa agropecuária

    Sergipe se transformou, entre os dias 30 de julho e [...]

  • ANUÁRIO: Concessão de medidas protetivas cresce mais de 32% em Sergipe

    Fruto do fortalecimento das campanhas de orientação e conscientização sobre [...]

  • Lula: Brasil é soberano e interferência dos EUA é inaceitável

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva emitiu uma nota oficial, na [...]

  • GACC abre inscrições para curso gratuito de empreendedorismo para mulheres negras

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe [...]