Especialista em direito criminal asseguram que  Luiz Inácio Lula da Silva não poderá ser preso preventivamente, pelo juiz da 13ª. Vara Federal, Sérgio Moro, na próxima quarta-feira, (13), no segundo depoimento que será prestado pelo ex-presidente. O advogado criminalista Daniel Bialski, que atua em processos da Lava-Jato consideram “minima”as chances de que Lula venha a ser preso, mesmo após o depoimento do ex-ministro Antônio Palocci.

– O ex-presidente Lula  tem o direito, como réu, de ficar em silêncio, de mentir ou de dizer que os procuradores da República mentem ao acusá-lo de receber propina da Odebrecht. E não poderá ser preso por isso. Asseguram os criminalistas..

Lula pode exacerbar em seu direito de defesa. Ele não pode ofender servidores públicos no exercício de sua função, mas pode mostrar toda a sua inconformidade em relação à acusação que pesa contra ele”, explica o  Daniel Bialski.

“Não há um elemento no processo que justifique uma medida dessa. Uma prisão preventiva é mais do que improvável”, afirma o criminalista Fernando Fernandes, que atuou na defesa do presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto,

Para defender um eventual pedido de prisão preventiva de Lula, os procuradores da República precisariam, por exemplo, demonstrar que o petista está promovendo atos de obstrução de Justiça ou que se prepara para fugir do país e assim evitar uma condenação, ou ainda que sua liberdade põe em risco a ordem pública – como prevê a legislação penal.

Leia mais

Joesley e Saud se entregam na Polícia Federal em São Paulo

André Moura anuncia liberação de R$ 63 milhões para a capital

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Rodrigo Cunha pede apoio a Alckmin diante de ameaça de colapso em Maceió Fonte: Agência Senado

    Um alerta máximo devido ao risco iminente de colapso de [...]

  • Eventos alteram trânsito da capital neste fim de semana

    A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju [...]

  • Dezembro Branco: Campanha destaca a prevenção e combate à osteoporose

    Nesta sexta-feira (1) é iniciada em Sergipe a campanha ‘Dezembro Branco’. [...]

  • Time Sergipe conquista medalhas na natação, atletismo e halterofilismo nos primeiros dias de competição nas Paralimpíadas Escolares 2023

    O Time Sergipe que está participando das Paralimpíadas Escolares 2023, [...]

  • ITPS orienta agricultores sobre importância da análise foliar para garantir produtividade da lavoura

    Com o objetivo garantir a saúde da planta e a [...]