O ex-presidente esteve em jantar com caciques do MDB na mansão do ex-senador Eunício Oliveira, que negou qualquer “boicote” ao nome da senadora Simone Tebet: “Não tem nenhuma traição, não tem nada disso”

Pouco depois das 20h30min o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao jantar na mansão do ex-senador Eunício Oliveira (MDB-CE), no Lago Sul – Brasília. No local Lula se encontrou com um grupo de senadores, em sua maioria emedebistas.

O grupo promoveu o encontro para reforçar os argumentos a favor da candidatura Lula, em especial devido aos palanques no Nordeste e em estados em que já há articulação com o PT para as eleições de outubro. O senador Renan Calheiros (MDB-AL) destacou ao jornal Correio Braziliense que se trata de “um jantar de cortesia”, sem objetivos de ordem partidária.

“Com relação à candidatura [do MDB], defendo que se nós tivermos peso eleitoral, será ótimo, é tudo o que o partido quer: ter (um) candidato próprio. Mas se não houver mudança na fotografia das pesquisas fica difícil os partidos homologarem esses nomes”, argumentou Calheiros.

O anfitrião da noite, Eunício Oliveira, definiu o encontro de caciques como “uma noite de debates, e não de adesão” e disse acreditar que, de qualquer maneira, a eleição “vai terminar” entre Lula e Bolsonaro. “A democracia permite que você pense diferente, que aja de forma diferente dos outros. Nós não estamos fazendo esse jantar para boicotar, em absoluto, a candidatura da senadora Simone [Tebet]. Não tem nenhuma traição, não tem nada disso”, garantiu.

Entre os senadores convidados para o jantar ainda estavam Giordano (MDB-SP), Flávio Arns (Podemos-PR) e Kátia Abreu (PP-TO), que não puderam comparecer por não estarem em Brasília. O ex-senador Romero Jucá (MDB) também foi convidado, mas não compareceu pois cumpria agenda com ações de pré-campanha em seu estado, Roraima.

Candidatura própria

Mais cedo, em São Paulo, Tebet reuniu-se com Michel Temer e com o presidente nacional do MDB, o deputado Baleia Rossi, no escritório do ex-presidente. O encontro foi resposta à ala emedebista liderada por Renan Calheiros que defende o apoio do partido a Lula.

“Os líderes emedebistas discutem os fatos que mostram o fortalecimento da pré-candidatura de Tebet à Presidência da República pelo partido”, afirmou em nota a assessoria da senadora.

Após o encontro, Baleia Rossi, em suas redes sociais, declarou que “o MDB é um partido democrático. Toma as decisões por maioria, e respeita as minorias. Há meses, mesmo com diferenças regionais, há uma ampla maioria formada a favor da candidatura própria”.

 

 

Fonte: Correio Braziliense

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Publicada portaria que regulamenta a equalização de juros do Plano Safra 2026/2027

    Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23) [...]

  • FMI projeta crescimento de 2,4% do PIB brasileiro para este ano e 2,2% para 2027

    A atividade econômica nacional segue resiliente, segundo o FMI O [...]

  • Prefeitura de Aracaju alerta para golpes envolvendo falsas visitas de servidores do Cadastro Único

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Pesquisa mostra que vacinação diminuiu prevalência de HPV ente jovens

    A prevalência dos principais tipos de HPV caiu quase à [...]

  • Anvisa proíbe fabricação e venda de cosméticos irregulares. Confira a lista

    Marcelo Camargo/Agência Brasil Produtos não podem ser fabricados, distribuídos, divulgados [...]