Em entrevista à publicação norte-americana, ele afirmou ainda que Zelensky deveria ter negociado mais e que o presidente ucraniano fica se achando ‘o rei da cocada’

O ex-presidente e pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista à revista norte-americana “Time” que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, é tão responsável quanto o presidente russo, Vladimir Putin, pelo conflito. Lula disse ainda que Zelensky fica se achando o “rei da cocada”.

A “Time” divulgou nessa quarta-feira (4) uma capa com Lula, com a data de 23 de maio. A revista fez uma entrevista com o ex-presidente.

A “Time” trabalha com capas distintas para diferentes regiões do mundo. Para a semana que vem, estão previstas capas com Elon Musk, homem mais rico do mundo que deve comprar o Twitter (edição norte-americana); com o chanceler alemão Olaf Scholtz (europeia); e com Volodymyr Zelenski, presidente da Ucrânia (edição do Pacífico).

Na entrevista com o ex-presidente, a revista quis saber o que Lula pensa sobre a invasão russa da Ucrânia e o que ele faria, se fosse presidente do Brasil, para tentar amenizar o conflito.

Ao responder, Lula criticou a postura que Zelenski tem adotado. Para Lula, o presidente ucraniano poderia ter trabalhado mais.

“E agora, às vezes fico vendo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse festejando, sendo aplaudido em pé por todos os parlamentos, sabe? Esse cara é tão responsável quanto o Putin. Ele é tão responsável quanto o Putin. Porque numa guerra não tem apenas um culpado. O Saddam Hussein era tão culpado quanto o Bush. Porque o Saddam Hussein poderia ter dito: ‘Pode vir aqui visitar e eu vou provar que eu não tenho armas’”, afirmou Lula na revista.

O ex-presidente afirmou que entende que foi um erro de Putin invadir. Mas salientou que Zelenski poderia ter agido diferente para conter o conflito.

“Ele [Zelensky] quis a guerra. Se ele [não] quisesse a guerra, ele teria negociado um pouco mais. É assim. Eu fiz uma crítica ao Putin quando estava na Cidade do México, dizendo que foi errado invadir. Mas eu acho que ninguém está procurando contribuir para ter paz. As pessoas estão estimulando o ódio contra o Putin. Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo”, argumentou Lula.

“Você fica estimulando o cara [Zelensky], e ele fica se achando o máximo. Ele fica se achando o rei da cocada, quando na verdade deveriam ter tido conversa mais séria com ele: ‘Ô, cara, você é um bom artista, você é um bom comediante, mas não vamos fazer uma guerra para você aparecer’. E dizer para o Putin: ‘Ô, Putin, você tem muita arma, mas não precisa utilizar arma contra a Ucrânia. Vamos conversar!’”, defendeu Lula.

Fonte: G1 Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeitura de Aracaju homologa licitação da limpeza urbana e encerra ciclo de contratações emergenciais

    A Prefeitura de Aracaju informa que foi homologado, nesta quarta-feira, [...]

  • Governo participa de lançamento da pedra fundamental da Unidade Hospitalar Deputado Pedrinho Valadares em Socorro

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, participou, nesta quarta-feira, 21, [...]

  • O Agente Secreto é indicado para quatro categorias do Oscar

    O Brasil entrou com força na disputa do Oscar 2026. O Agente [...]

  • SEMDE levará serviços voltados ao empreendedorismo e inovação à 5ª edição do Tamo Junto Aracaju

    A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMDE) participa, [...]

  • Portaria especifica regras para execução de emendas parlamentares por parte dos municípios

    Os gestores públicos municipais devem estar atentos às regras sobre [...]