Por Assessoria de Imprensa da parlamentar

De forma arbitrária e irresponsável, a Prefeitura de Aracaju, que acionou a Secretaria de Segurança Pública, desocupou prédio ocupado por mais de 70 famílias que residiam na Ocupação João Mulungu, localizada na Avenida Ivo do Prado no último domingo, 24. Antes das 7h da manhã o trator derrubou o muro da ocupação, colocando em risco a vida dos moradores/as.

Foram enviadas tropas policiais que agrediram com cassetetes moradoras e moradores da ocupação, crianças foram atingidas com spray de pimenta e também com a violência dos agentes. A vereadora Linda Brasil (PSOL), esteve no local com outras parlamentares como a vereadora Ângela Melo (PT), movimentos sociais, OAB e outras representações de luta pelo direito à moradia e direitos humanos, que foram impedidas/os de entrar no local.

“Meu repúdio à ação desproporcional e violenta por parte do Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju que de forma covarde, desumana, montaram uma operação de guerra para despejar mais de 70 famílias, sem considerar o período de pandemia, e sem que essas pessoas pudessem recorrer a uma liminar judicial, invadiram o lugar com muita violência, derrubaram o muro com trator, chutaram as pessoas. Existem formas e formas de se fazer a reintegração de posse, que poderia ser feita com diálogo, com respeito, e não com violência e não em um final de semana, num período de pandemia, inclusive porque tem resoluções do Ministério Público que nesse período não acontecessem essas reintegrações”, declarou.

A parlamentar enfatizou que o edifício não cumpre função social e tem dívidas em impostos, que ficará vazio ao invés de abrigar pessoas. Acrescenta a gravidade da situação, porque além de privar dezenas de famílias de uma moradia segura, a ação criminalizou os/as moradores/as, que prendeu 4 homens e 3 mulheres da ocupação, que continuam detidos/as aguardando a audiência de custódia.

“A luta por moradia é fundamental para a mudança dessa estrutura tão desigual, moradia é um direito que deveria ser garantido pelo poder executivo. Externo toda a minha solidariedade aos moradores/as e meu repúdio aos governos municipal e estadual atuaram neste episódio”, asseverou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Defesa Civil de Aracaju orienta foliões para curtir o Carnaval com segurança

    Independentemente do folião curtir o Carnaval atrás do trio elétrico [...]

  • Aeroporto de Aracaju inicia 2026 com recorde de passageiros

    O primeiro mês de 2026 trouxe mais um recorde de [...]

  • Agrese proíbe Iguá de aplicar penalidades e realizar cobranças a consumidores que utilizam poços artesianos

    A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe [...]

  • Fevereiro Roxo: Emsurb realiza roda de conversa voltada à conscientização sobre doenças crônicas

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de [...]

  • Viroses do verão acendem alerta no retorno às aulas

    Com a chegada do verão e o retorno das aulas, [...]