Em Aracaju, a limpeza e desobstrução de bueiros está entre as ações que têm um papel fundamental para amenizar possíveis transtornos decorrentes de chuvas fortes. Por meio de um extenso trabalho de monitoramento, técnicos da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) definem um cronograma de atuação que mira, principalmente, pontos da cidade que, pela sua geografia e histórico, contam com maiores chances de incidências de alagamentos.
Na programação estipulada pela Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, uma atuação ágil dos agentes de limpeza, efetuada em apoio operacional à Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), assegura a pronta retirada de resíduos lançados indevidamente em bocas de lobos, bem como o excesso de lama, combinação esta que pode ocasionar em prejuízos ao fluxo das águas. Entre os locais atendidos frequentemente pelas equipes estão trechos das avenidas Francisco Porto, Acrísio Cruz e proximidades da Praça da Imprensa, nos quais alterações pontuais no nível da maré podem resultar numa sobrecarga da rede de drenagem.
O presidente da empresa municipal, Bruno Moraes, reforça que a educação ambiental da comunidade continua sendo de grande relevância para eliminar o acúmulo desses materiais, sobretudo em zonas de risco. “O lixo jogado nas ruas ainda é o grande responsável por episódios envolvendo enchentes e alagamentos. Além de todo mal causado, a exemplo da proliferação de doenças, existe também a preocupação quando esses materiais vão parar dentro de bocas de lobo, o que faz com que as tubulações fiquem entupidas com o excesso de resíduos e cheguem a um estado de transbordamento. É justamente com esse intuito que a Emsurb fornece apoio nesse trabalho de desobstrução, feito regularmente”, ressalta o gestor.

Fonte: Ascom/Emsurb

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • MEC amplia os Cantinhos da Leitura pelo Brasil

    Até o início de setembro de 2024, o Ministério da Educação (MEC) investiu R$ [...]

  • Medicamentos no SUS: acordo promovido pelo STF deve melhorar acesso

    Um acordo conduzido pelo Supremo Tribunal Federal e firmado entre [...]

  • Mulheres já infectadas podem se beneficiar da vacina contra HPV

    Atualmente, a vacina contra o HPV está disponível no Sistema [...]

  • Justiça mantém inelegibilidade de Jeferson Santana, em Maruim

    A juíza da 14ª Zona Eleitoral, Andréa Caldas de Souza [...]

  • Expo Glória 2024 começa com expectativa de fortalecimento do agronegócio

    Expo Glória 2024, feira agropecuária tradicional da região do alto [...]