Segundo os Correios, a decisão vale apenas para
encomendas do Mercado Livre
A juíza Rosana Ferri, da Segunda Vara da Justiça Federal de São Paulo, concedeu uma liminar suspendendo o aumento das tarifas de entregas de encomendas por Sedex ou PAC, no entanto a decisão vale apenas para itens comprados pelo site Mercado Livre.
“Os Correios foram notificados e estão trabalhando para obter a suspensão da liminar. Enquanto isso, a empresa está cumprindo a decisão judicial, que se aplica somente às demandas do Mercado Livre”, afirmou a estatal por meio de nota.
Pelo Twitter, o Mercado Livre comemorou a decisão da juíza e defendeu que a decisão se torne definitiva.
A sua insatisfação conseguiu uma vitória!
Uma liminar provisória foi concedida para o Mercado Livre contra a imposição do aumento abusivo do frete pelos Correios.
Precisamos continuar com força total para que isso seja definitivo. Contamos com vocês.#FreteAbusivoNão pic.twitter.com/y4deA68b2O— Mercado Livre (@MercadoLivre) 3 de março de 2018
A decisão da juíza também suspende a cobrança de R$ 3 para entregas no Rio de Janeiro definida pelos Correios devido à violência que põe em risco a logística de entrega de encomendas na capital carioca.
Reajuste nas tarifas
A partir desta terça-feira (6) o frete das encomendas terá um aumento médio de 8% para os objetos postados entre capitais e nos âmbitos local e estadual.
Segundo os Correios, a definição dos preços é baseada no aumento dos custos relacionados à prestação dos serviços, que considera gastos com transporte, pagamento de pessoal, aluguéis de imóveis, combustível, contratação de recursos para segurança, entre outros.