* Por Evelyn Mateus

Dicas que ajudam na oferta de lanches nutritivos para as crianças

Janeiro é o mês que dá início ao ano letivo na maior parte das creches e escolas do país, mas para que crianças tenham disposição, concentração e compreensão do que está sendo ensinado, é preciso que elas estejam bem alimentadas. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que sejam realizadas de 5 a 6 refeições ao dia, sendo que além das principais – café da manhã, almoço e jantar – deve-se fazer também pequenos lanches intermediários.

Para ser um adulto ou idoso saudável, é preciso adquirir bons hábitos desde a infância, pois é nessa fase que se constrói toda a base dos comportamentos alimentares que se perduram pelo resto da vida. Além do mais, uma alimentação infantil rica em produtos industrializados, ultraprocessados, com altas concentrações de açúcar e gordura e sódio, tem um impacto negativo significante na incidência de diversas doenças futuras, como por exemplo, obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

Apesar da seletividade alimentar, da exposição a frituras e doces nas cantinas e dos desafios característicos da idade, com organização, planejamento e persistência, é possível ofertar lanches que garantem a nutrição completa que seu filho precisa. Abaixo estão algumas dicas que facilitam na hora de montar uma lancheira saudável:

Fique atento aos rótulos

Nem tudo o que parece, é! Alguns fabricantes utilizam desenhos para chamar a atenção do público infantil e alegações de “produtos saudáveis” ou “ricos em vitaminas” para garantir que os pais e responsáveis comprem tais produtos, mas muitos desses, são ricos em aditivos químicos e açúcar invertido. Por isso é sempre importante conferir a lista de ingredientes.

Alimentos naturais são sempre uma boa escolha

Invista em receitinhas caseiras que levam cereais integrais, frutas e verduras. Além de garantirem a energia que toda criança precisa, possuem vitaminas e minerais em boas quantidades e evitam o consumo dos “falsos saudáveis” mencionando anteriormente.

Ofereça frutas picadas ou fatiadas

Foi comprovado que frutas ofertadas em pequenos pedaços têm 60% mais chances de serem aceitas, quando comparadas a frutas inteiras. Frutas como mamão, abacate, melão e manga podem ser cortadas e postas nas lancheiras normalmente, sem riscos de oxidação. Porém, maçã, banana e pera quando abertas, podem ficar escurecidas e uma solução para isso é conservá-las em suco de laranja ou limão (apenas espremer a fruta cítrica sobre elas, sem adicionar água ou açúcar).

 Use a criatividade

Uma maneira de tornar o lanche mais atrativo para as crianças é deixar a apresentação mais divertida. Sanduíches cortados em formatos diferentes e frutas utilizadas para fazer rosto de bichinhos, podem ser boas formas de incentivo ao consumo de novos alimentos.

Cuidado com quantidade

Diferentes faixas etárias têm diferentes necessidades. Abusar da quantidade de alimentos, por mais que sejam de boa qualidade nutricional, pode causar rejeição por parte da criança e frustração nos pais. Sendo assim, é importante observar o quanto o seu filho aceita determinado alimento e respeitar a sua saciedade.

 Prefira as lancheiras térmicas

A temperatura adequada é importante para garantir a segurança microbiológica dos alimentos. Alguns ingredientes mais sensíveis como leite e iogurte podem estragar facilmente se não estiverem bem refrigerados.

 Garrafinhas com água sempre!

A hidratação é outro fator importante para melhorar o desempenho infantil. Principalmente em cidades mais quentes, crianças tendem a perder bastante líquido através do suor, durante o recreio e na educação física. Mesmo que na lancheira contenha suco de frutas, a garrafinha com água é indispensável.

* Evelyn Mateus – Nutricionista formada pela Universidade Federal de Sergipe
(UFS), Pós-Graduada em Nutrição Clínica e Esportiva pela FATELOS

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose realiza homenagens para Dia Nacional do Doador de Sangue

    Nesta segunda-feira, 25, será comemorado o Dia Nacional do Doador [...]

  • Anvisa atualiza composição de vacinas contra covid-19

    A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou  a atualização [...]

  • Sergipe alcança a menor taxa de desemprego da história

    A informação foi confirmada pelos dados da Pesquisa Nacional por [...]

  • Taxa de desemprego das mulheres foi 45,3% maior que dos homens

    A taxa de desemprego entre as mulheres ficou em 7,7% [...]

  • Setor aéreo registra o melhor outubro da história com cerca de 8,3 milhões de passageiros

    O setor aéreo brasileiro registrou o melhor mês de outubro [...]