As análises para monitoramento de vírus respiratórios contribuem para o conhecimento dos períodos de circulação viral em Sergipe. Em seis meses, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) realizou 5.244 análises de cinco vírus, por meio da metodologia de RT-PCR, um exame de alta tecnologia capaz de isolar o vírus presente na amostra de swab de nasofaringe.

De acordo com dados do Laboratório Central, o período de maior sazonalidade desses vírus são os meses de abril a junho. O diagnóstico, realizado no laboratório de Biologia Molecular, identifica os vírus da gripe influenza A e B, Covid-19, bem como rinovírus, adenovírus, vírus respiratório e sincicial, que causam uma série de infecções respiratórias.

Testes

A gerente do Laboratório de Biologia Molecular, Gabriela Vasconcelos, explica que os exames colaboram para que o Lacen possa diagnosticar com precisão os vírus que estão em circulação em Sergipe. “Essa técnica faz o isolamento dos vírus dando possibilidade para entender a sintomatologia, com diagnósticos que contribuem para adoção de medidas de controle que são adotadas pelas vigilâncias Epidemiológicas do Estado e dos municípios”, detalha a bióloga.

Material

Para realização dessas análises são coletadas amostras em pacientes a partir das secreções de nasofaringite, parte superior da faringe e da orofaringite, parte da garganta logo atrás da boca. O material é encaminhado pelos serviços de atenção primária e básica dos municípios ao Lacen e o resultado é liberado pelo sistema on-line de gerenciamento de ambiente laboratorial em até cinco dias úteis, a partir da chegada da amostra ao laboratório.

 

 

Fonte: Agência Estado – SE

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil tem recorde de 66,8% dos trabalhadores na previdência social

    No trimestre encerrado em fevereiro, o Brasil atingiu o patamar recorde [...]

  • Prefeitura realiza reunião do PMI de Energias Renováveis com segunda empresa autorizada

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da [...]

  • Destino Sergipe é destaque em capacitação para agentes de viagens em Minas Gerais

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Desemprego sobe para 5,8% em fevereiro, mas é o menor para o trimestre

    A taxa de desemprego no trimestre encerrado em fevereiro atingiu [...]

  • Saúde promove neste sábado Dia D de vacinação nacional contra gripe

    O Dia D de Vacinação contra a Influenza, neste sábado [...]