O Laboratório de Análises Clínicas do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) obteve o desempenho de excelência, na avaliação anual de 2024, pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade, da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (SBAC). A classificação na certificação representa uma assertividade maior que 90% nos laudos das amostras-controle do Controle Externo da Qualidade (CEQ), garantindo a qualidade e confiabilidade dos resultados.
Durante a avaliação são encaminhadas amostras biológicas desconhecidas com listas de provas, testes e exames a serem realizados e envio de resultados. Todo o processo é realizado mensalmente. “Isso só comprova o método de trabalho, os protocolos implementados, a tecnologia dos equipamentos, a qualificação dos colaboradores no desenvolvimento de uma rotina segura para o alcance de um resultado ótimo como este, que se reflete na segurança para o paciente”, enfatizou a responsável técnica do serviço, Deborah Gomes.
O serviço tem atuado com controles internos diários e controles externos mensais para assegurar os padrões de qualidade. “Este resultado traduz a consolidação do trabalho de toda a equipe, avaliando ponto a ponto o que pode ser corrigido, minimizando os impactos e possíveis erros. A prova da confiabilidade dos nossos exames e da nossa qualidade vem com essa certificação”, acrescentou.
Entre os tipos de exames realizados no Laboratório de Análises Clínicas do Huse estão os hematológicos, bioquímicos, imunológicos, entre outros.
Serviço
O Laboratório de Análises Clínicas do Huse realizou mais de 890 mil exames no período de janeiro a dezembro de 2024, um aumento de mais de 6,5% em comparação com o ano anterior. Os exames bioquímicos estão entre os mais solicitados, representando mais de 70% da demanda. O hemograma está entre os mais pedidos pela equipe médica da unidade hospitalar.
As demandas são provenientes de pacientes atendidos no Pronto-Socorro, no internamento, nos setores de Oncologia e Pediatria, assim como no Hospital da Polícia Militar (HPM), administrado pelo Huse, e no Ambulatório de Retorno.
Fonte, Secom – Estado.