O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), unidade gerida pela Fundação de Saúde Parreiras Horta, realizará na sexta-feira, 31, a 3ª Mostra Científica. O evento será voltado à valorização da pesquisa, inovação e integração entre os profissionais e estagiários da instituição. A programação terá início às 8h, na sede do Lacen, localizada na Rua Campo do Brito, 551, no bairro Salgado Filho, em Aracaju.

A Mostra Científica é um espaço de aprendizado e troca de experiências entre profissionais da área da saúde, reunindo pesquisadores, acadêmicos e instituições parceiras. Nesta edição, serão apresentados 20 trabalhos científicos desenvolvidos por estagiários e analistas de patologia clínica de nível superior, atuantes em diferentes áreas do laboratório, como microbiologia, zoonoses, sorologia, biologia molecular, insumos estratégicos, ambiente e produtos.

Os trabalhos serão avaliados por especialistas convidados de instituições como a Secretaria de Estado da Saúde, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e a Universidade Tiradentes (Unit). Os três melhores trabalhos receberão premiação ao final do evento.

Para o superintendente do Lacen/SE, Cliomar Alves, a Mostra é uma oportunidade essencial para fortalecer o papel do laboratório como centro de pesquisa e inovação. “A Mostra Científica é uma das vertentes do Lacen. Nós fazemos pesquisa, exames de diagnóstico e vigilância laboratorial. Quando tratamos de pesquisa, culmina neste momento de apresentação dos nossos trabalhos. É de relevante importância que todos os nossos estagiários e profissionais estejam envolvidos, porque é a partir da pesquisa que descobrimos inovações tecnológicas e aprimoramos a vigilância epidemiológica e sanitária do estado”, destacou.

O superintendente também ressaltou a relevância científica do Lacen. “Nos últimos cinco anos, já foram publicados mais de 35 artigos em revistas internacionais de grande impacto, como Nature, The Lancet, Viruses e Frontiers, consolidando o laboratório e a saúde de Sergipe como uma referência nacional em pesquisa e diagnóstico laboratorial”, exaltou.

O evento contará com a presença de representantes de universidades, órgãos de pesquisa e secretarias de saúde estaduais e municipais, reforçando o compromisso do Lacen com a ciência, a inovação e a qualidade laboratorial em Sergipe.

Laboratório Central

O Lacen/SE realiza investigação de mais de 250 tipos de diagnósticos laboratoriais divididos nas áreas de biologia médica, animal e ambiental. As análises abrangem as doenças de notificação compulsória como HIV/Aids, hepatites virais, dengue, zika e chikungunya, febre amarela, sarampo, rubéola, hanseníase, tuberculose, raiva, leptospirose, dentre

Publicado: 28 de outubro de 2025, 14:48 | Atualizado: 28 de outubro de 2025, 14:48

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ricardo Souza traz inovação tecnológica para alavancar a competitividade e transformar empresas sergipanas

    Cerca de 9 milhões de empresas brasileiras já utilizam Inteligência [...]

  • Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe realiza 3ª Mostra Científica na sexta-feira, 31

    O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen/SE), unidade [...]

  • MPT-SE celebra Dia da Servidora e do Servidor Público

    Café da manhã, sorteio de brindes e acolhimento a servidores [...]

  • Apostas online: CNI publica manifesto em defesa da taxação das bets

    No primeiro semestre de 2025, quase 18 milhões de brasileiros [...]

  • Aracaju fortalece segurança pública com tecnologia digital, integração e presença efetiva nas ruas

    A Prefeitura de Aracaju tem intensificado, nos últimos meses, uma [...]