Com mais de 500 casos confirmados de febre amarela no Brasil o Ministério da Saúde tem reforçado a importância da vacina que é uma das formas de prevenção da doença. O que muitos não sabem é que uma pequena parcela da população pode ter falha vacinal.

A Secretária Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou no dia 20 que o adolescente Marcelo Pêgo, morador de Teresópolis, foi a óbito devido a febre amarela, mesmo sendo vacinado segundo a mãe em 2013.

O infectologista Thiago Mendes explicou que nenhuma vacina é totalmente eficaz e que sua proteção depende de diversos fatores.

“Nenhuma vacina é 100% eficaz, algumas são mais que outras. Cerca de 1 a 5% da população não responde a vacina, depende do grau de imunidade da pessoa e de outros fatores. Para identificar o funcionamento da vacina é preciso realizar algumas sorologias, mas isso a nível individual, a nível de saúde pública não tem como já que só atinge um número baixo, é que nem ganhar na loteria”, comenta.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo de Sergipe vistoria avanço das obras do Complexo Viário Maria do Carmo em Aracaju

    O governador Fábio Mitidieri realizou, nesta terça-feira, 3, uma visita [...]

  • Fies 2026: abertas as inscrições para o 1º semestre

    Os estudantes interessados em participar do processo seletivo do primeiro [...]

  • Huse alcança 2 mil procedimentos no Centro de Hemodinâmica em quase sete meses e reduz tempo de espera de pacientes cardíacos

    “Achei que fosse ficar numa fila de espera”. Esta frase [...]

  • Última semana para garantir desconto de 7,5% na cota única do IPTU 2026 em Aracaju

    Os contribuintes aracajuanos podem aderir à cota única do Imposto [...]

  • Lula envia acordo comercial Mercosul-UE para o Congresso Nacional

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou nesta segunda-feira [...]