
Presidente foca em melhorar as condições de trabalho dos Anestesiologistas
A reportagem do Cinform On Line traz uma entrevista exclusiva com o presidente da COOPANEST/SE (Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe), José Eduardo de Assis Silva. Na oportunidade ele fala dos desafios da categoria para conseguir valorização e melhorar as condições de trabalho dos profissionais. Ele enaltece o projeto de construção da nova sede da entidade para representar bem os interesses dos cooperados, a boa relação que mantém com a SAESE (Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe) e valoriza a importância da consulta pré-anestésica no SUS. Chama atenção também quando José Eduardo fala da interiorização da especialidade nos últimos anos. Confira a seguir, e na íntegra, a entrevista:
CINFORM ON LINE: Qual é o principal objetivo da Coopanest-SE e como a cooperativa contribui para a valorização dos anestesiologistas em Sergipe?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Uma cooperativa é uma associação voluntária de pessoas que se unem com objetivos comuns. O nosso objetivo é desenvolver a nossa especialidade médica, a anestesia, levando qualidade e segurança aos nossos pacientes. Fazemos isso em parceria com outras instituições e especialidades médicas.
CINFORM ON LINE: Como a Coopanest-SE trabalha para melhorar as condições de trabalho dos anestesiologistas no Estado?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Antes de tudo exigindo qualificação do nosso cooperado. Treinamentos e atualizações constantes. Isso nos dá possibilidade de exigir o mesmo dos tomadores. E quando há dificuldade, podemos lançar mãos de parcerias e adquirir equipamentos importantes como por exemplo aparelhos de ultrassonografia, que já usamos e rotina em todo o Estado.
CINFORM ON LINE: Quais são os maiores desafios enfrentados pela categoria dos anestesiologistas hoje, e como a cooperativa está ajudando a superá-los?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: O médico de uma forma geral precisa estar mais em contato com a sociedade civil. Com nossa especialidade não é diferente. Vivemos trancados em hospitais. Quando saímos estamos cansados ou com pressa. A pessoas não sabem de nossas histórias. Somos pessoas comuns, com família, problemas pessoais iguais a todos. Mas precisamos cuidar da vida de alguém especial para outro alguém. Precisamos nos esforçar para melhorar essa comunicação de uma forma geral. Não é fácil. O stress diário limita muito isso em nós. Tenho parentes na polícia e em outras áreas da saúde e percebo isso neles também.
CINFORM ON LINE: Quais são os principais projetos sociais apoiados pela Coopanest-SE e como eles impactam a comunidade sergipana?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Vários colegas já apoiavam projetos de forma individual. Alguns são grandes projetos e merecem mais atenção. À medida que sabemos uns dos outros, isso escala. Foi assim com o Projeto de Judô da PM, CT Rafael Papagaio l, Casinha de Jesus, Lar Dulce Lar, asilo Same, Cartinhas dos Correios entre outros. Também ajudamos alguns atletas de destaque individual.
CINFORM ON LINE: Há planos para expandir o apoio a outras iniciativas esportivas ou culturais?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Sim. Falamos sobre isso com a secretária de Esporte, Mariana Dantas. Apresentamos nossos projetos e nos colocamos à disposição dela para outras parcerias.
CINFORM ON LINE: Fale sobre a parceria com os estudantes de medicina da UFS para os cursos de RCP e qual tem sido o retorno dessas ações nas escolas?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Essa foi uma grande iniciativa do Dr. Fabrício Antunes, colega nosso anestesista, docente da UFS e ex-presidente da Saese. É algo formidável porque literalmente leva o conhecimento para a comunidade. RCP é uma realidade no mundo. Uma hora vocês verão alguém dizer que ajudou o próximo porque havia ganho conhecimento com esse projeto.
CINFORM ON LINE: Qual a importância da consulta pré-anestésica no SUS e como sua implementação pode melhorar a segurança dos pacientes?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: A consulta pré-anestésica é imprescindível qualquer que seja o modelo de assistência à saúde, público ou privado. Ao consultar e avaliar o paciente é possível planejar nossa ação, melhorando a condição clínica do paciente e evitando que a cirurgia seja cancelada ou adiada gerando despesas e atrasando o tratamento do paciente.
CINFORM ON LINE: Como a cooperativa avalia o atendimento anestésico no SUS atualmente e quais mudanças ou melhorias podem ser implantadas?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Melhorou muito nos últimos anos. Começa com a interiorização de nossa especialidade. Hoje já é possível realizar cirurgias sob anestesia no interior com o mesmo nível de segurança da capital. Isso foi graças a investimentos em recursos humanos e equipamentos. A Saese e a Coopanest contribuíram com isso à medida que cobraram isso dos gestores ao longo do tempo.
CINFORM ON LINE: Além dos cursos de RCP, a Coopanest-SE tem outros projetos de capacitação ou conscientização em saúde para a população?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Estamos retomando um projeto em que já demos formação básica em cuidados de anestesiologia para profissionais de enfermagem. A enfermagem é essencial em nossa atividade. São mãos e olhos complementares. À medida que eles evoluem, nosso cuidado também evolui. Outro plano geral de ação é a importância da conscientização da consulta pré-anestésica. Hoje já é realidade em nosso Estado. Mas precisa expandir ainda mais, especialmente no SUS.
CINFORM ON LINE: Há planos de expandir os treinamentos de primeiros socorros para outros espaços, como empresas ou comunidades carentes?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Esse projeto pode ir a qualquer lugar. Basta apenas que tenhamos os replicadores. E já fizemos isso, uma vez que treinamos bastante gente. É um belo projeto e que merece atenção e o apoio de todos.
CINFORM ON LINE: Quais são os próximos passos da Coopanest-SE em termos de projetos e parcerias?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Hoje a principal missão desta diretoria é concluir a obra da sede. E ela tem como objetivo ser uma ponte para o cooperativismo médico aqui em Sergipe. Para isso contamos com uma parceria com a OCESE. E o futuro dessa parceria é promissor. A sede foi pensada como forma de manter os cooperados agregados, unidos, se encontrando sempre. Nossa estrutura atual é pequena e não favorece esses encontros. Queremos estar perto de nossos colegas de especialidade e da comunidade de saúde de uma forma geral. Teremos mais espaço para atendermos os pacientes, tanto do SUS quanto da saúde complementar. O objetivo final é ser um ponto de referência para nossa especialidade, para o cooperativismo médico e para o desenvolvimento da medicina como um todo.
CINFORM ON LINE: Como os médicos anestesiologistas podem se associar à cooperativa e quais os benefícios oferecidos?
JOSÉ EDUARDO DE ASSIS: Temos uma janela anual de admissão. Ela ocorre em meados de março, um pouco depois do término dos programas de residência médica. Mesmo com essa janela oficial é possível solicitar admissão antes, mas as regras de trabalho são um pouco diferentes para evitar favorecimentos individuais.
Por Habacuque Villacorte, da equipe CinformOnline.