A abertura da Jornada Pedagógica 2026, evento que marca o início do período letivo na rede municipal de ensino de Aracaju, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 22, no Teatro Tobias Barreto. O tema deste ano é “A Educação do Século XXI: compromissos com a Equidade e a Inclusão”. A programação, que ocorre até esta sexta-feira, 23, inclui formações que tratam das temáticas pertinentes ao cenário educacional da atualidade.
Os processos formativos contemplarão os mais de 1.500 docentes vinculados à rede municipal de Aracaju, de gestores a professores de todas as etapas de ensino ofertadas: creche, pré-escola ensino fundamental (anos iniciais e finais), Educação Especial e Educação de Jovens (EJA). Divididos por grupos, os professores participarão de formações que vão agregar conhecimentos correspondentes às etapas em que atuam. O corpo docente das escolas municipais aprovou os conteúdos selecionados.
Conforme a diretora do Departamento de Educação Básica da Semed, Osvaldina Ribeiro, a abertura da Jornada é um momento de acolhimento em que se busca também levar os professores à reflexão acerca do planejamento para este ano, estimulando neles uma sintonia com as metas da Semed. Nas formações, segundo Osvaldina Ribeiro, além de qualificar esses profissionais, os temas que serão abordados também têm o intuito de fortalecer as projeções para este ano. Tudo isso atrelado à proposta de construção de uma educação mais inclusiva, equitativa e humanizada.
“A educação é pertencimento; e pertencimento perpassa também pela formação do professor e pela reflexão. Na Jornada, a Semed, como caminho norteador, indica que tipo de escola deseja que os estudantes da rede pública tenham: uma escola coesa, reflexiva, onde se trabalha o cuidado, a inclusão e se combate à desigualdade, porque os nossos alunos têm direito a um espaço de qualidade”, destacou Osvaldina Ribeiro.
Na solenidade de abertura, docentes da rede que se destacaram pelos seus trabalhos em 2025 foram homenageados pela gestão municipal. O momento também foi marcado pela palestra magna da professora Zita Lago, educadora com vasto portfólio, com mais de 30 anos de experiência na área, considerada uma das maiores conferencistas do país.
Na ocasião, ela abordou a importância da gestão escolar, a necessidade de mudança de mentalidade e de inovação, o papel do educador na contemporaneidade, a relevância do acolhimento e inclusão na rotina escolar, entre outros assuntos. A professora traçou ainda paralelos entre a realidade atual, impactada sobretudo pelos avanços tecnológicos e novos paradigmas educacionais, e a pertinência de o profissional de ensino caminhar antenado às transformações sociopolíticas, culturais e tecnológicas.
Homenageados
Na abertura da Jornada, Denise de Melo foi uma das professoras homenageadas. Ela foi reconhecida pelos seus trabalhos no ano de 2025 como coordenadora pedagógica da Escola Municipal Ana Luiza. “Gostaria de agradecer às pessoas que fazem parte da Escola Ana Luiza. Gostaria de agradecer às professoras, funcionários, comunidade escolar e à diretora. Fico feliz porque esse é um reconhecimento do trabalho realizado dos sete anos que passei à frente da Coordenação Pedagógica”, declarou.
Professora de Educação Física da escola Municipal Tancredo Neves, onde desenvolve um projeto relevante de ginástica rítmica, Larissa Carozo também foi uma das profissionais de destaque que subiram ao palco do Teatro para receber a homenagem. “Eu fiquei muito surpresa e feliz por receber essa homenagem. Me sinto muito honrada. Iniciar o ano letivo com um evento desse porte é muito importante para o professor se sentir acolhido, bem recebido e sempre estar em contato com outras pessoas da área para dividir não só as felicidades, como as dificuldades, e sempre aprender para começar os trabalhos de forma positiva”, ressaltou.
Formações
As temáticas definidas para as formações foram bem recebidas pelo público-alvo. Entre os eixos temáticos, constam a BNCC Computação, o Programa de fortalecimento da alfabetização; O papel do Gestor no atual contexto da educação no contemporâneo; Educar com o mundo: práticas educacionais para uma escola viva e humanizadora; O papel da Educação Física Escolar no compromisso com a equidade e inclusão em sala de aula; as quatro linguagens artísticas e a BNCC; A importância dos Laboratórios de Matemática e Ciências, entre muitos outros.
A coordenadora pedagógica da EJA na Escola Manoel Bomfim, Elizabete Sampaio, elogiou a organização e seleção dos conteúdos que compõem a programação do evento – da abertura às formações. “Na Jornada, são tratados os temas que vão nortear todo o ano letivo. Isso nos dá um gás a mais, é como se fosse um abraço no professor, na coordenação, para que a gente possa ter um ano com todos motivados, um ano de paz e com pleno domínio em relação aos temas que precisamos trabalhar”, afirmou Elizabete Sampaio.
O professor de Matemática da Escola Municipal Presidente Vargas enalteceu a iniciativa da prefeitura. “É muito positivo um evento como esse para que a gente obtenha cada vez mais conhecimentos para colocá-los em prática e fazer um trabalho diferenciado, com foco no nosso propósito principal, que é o aprendizado dos nossos alunos. Sem isso, o ensino não vale a pena”, pontuou Roberto Carlos Delmas.
A diretora da Escola Municipal Florentino Menezes, Dayse Simões, considera essencial trazer à tona assuntos como os que estão sendo discutidos na Jornada Pedagógica. “É de suma importância esse evento para fortalecer a Educação de Aracaju. Essas formações são extremamente importantes porque qualificam os nossos professores e os colocam num novo patamar educacional, preparados para os novos desafios que a Educação vem enfrentando”, disse.
Fonte, Agência Aracaju de Notícias.