Nesta terça-feira, 25, é comemorado em todo o Brasil o Dia do Dentista, profissional que cuida da saúde bucal da população. Para falar sobre a profissão, tendências de mercado, a Política Nacional para a Saúde Bucal e sua experiência, tanto na iniciativa privada quanto no Sistema Único de Saúde (SUS), nós conversamos com o dentista João Lima, que também é sanitarista com especialização em Gestão de Serviços especializados em Saúde e Odontologia Hospitalar pela Associação Brasileira de Odontologia/secção Sergipe.

João Lima ingressou no curso de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1996 e concluiu em 2001. Desde criança, e em especial na fase de adolescência, sempre desenvolveu interesse para matérias na escola e temas de leitura, sempre voltados para a área de ciências biológicas. “Se tinha alguma feira de ciência no colégio, formava logo um grupo com colegas que possuíam o mesmo interesse e as temáticas escolhidas, sempre voltadas para a área da saúde”, disse.

João Lima também foi presidente do Sinodonto e foi Conselheiro do CRO-SE

Logo após a formatura, entre 2001 e início de 2002, ele exerceu a odontologia na esfera privada, no município de Itabaiana, em parceria com um colega e primo, Ênio Araújo, que colocou seu consultório à disposição para seus primeiros passos profissionais na Odontologia. No segundo semestre de 2002, João Lima recebeu o convite para atuar no município de Nossa Senhora das Dores, numa parceria que a gestão municipal estava tendo com o Sesc, na sua unidade móvel odontológica, conhecida como Odontomóvel.

Cinform Online: Quando começou sua experiência no SUS?

Em 2003 iniciei minha atuação na área da gestão do SUS, que juntamente com a odontologia, sempre foram as duas paixões da sua vida profissional. Em janeiro daquele ano, à convite do ex-prefeito Fernando Lima, assumi a gestão da Secretaria Municipal de Saúde de Nossa Senhora das Dores, ficando no cargo até dezembro de 2004. Nos anos de 2005, 2006 e parte de 2007, exerci a Odontologia na Estratégia de Saúde da Família do município de Siriri, tendo recebido o convite para, também, acumular a função de Coordenador de Saúde Bucal deste município. No segundo semestre de 2007 e no ano de 2008, retorno à gestão da Saúde do município de Nossa Senhora das Dores, no cargo de Secretário Municipal de Saúde e em 2009 fui convocado para assumir o concurso público do município de Nossa Senhora do Socorro, na função de Cirurgião Dentista da Estratégia de Saúde da Família, tendo exercido a odontologia na zona rural do munícipio, em especial nos povoados Oiteiros e Quissamã. Ainda em 2009, na primeira gestão do prefeito Edvaldo Nogueira e do Secretário de Saúde, Dr. Marcos Ramos, com apoio da colega e amiga Ana Márcia Oliveira, então chefe de gabinete da saúde, fui convidado para exercer a função de coordenador do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado no bairro Augusto Franco, na capital. A partir desse convite, a Saúde de Aracaju solicita a cessão do meu vínculo do município de Nossa Senhora do Socorro, iniciando a partir desse ano, até meados de 2011, uma série de parcerias, desafios e aprendizados na área de gestão em saúde pública”, comentou.

Cinform Online: Durante muitos anos você teve atuação destacada na Secretaria de Estado da Saúde. 

É verdade. No segundo semestre de 2012, na gestão do ex-governador Marcelo Déda, à convite do então Secretário Estadual de Saúde, Sílvio Santos, exerci a diretoria da Fundação Hospitalar de Saúde e em janeiro de 2013, já na gestão da então Secretária Joélia Silva, João Lima recebeu o convite para assumir a função de Diretor de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, tendo exercido a mesma até o mês de junho de 2020. Sempre lembrando a importância de toda a equipe técnica, cuja condução estava sob minha responsabilidade, destaco as ações: abertura da Maternidade do Hospital Regional de Socorro, contratualização de 10 leitos de Utin– UTI Neonatal no Hospital Santa Isabel para enfrentar a superlotação na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, implantação do programa Telessaúde Sergipe em 2013, implantação e abertura dos 60 novos leitos de UTI do Huse em 2013 e 10 leitos de UTI no Hospital Regional de Itabaiana em 2014, implantação do novo Centro Cirúrgico do Hospital Regional de Itabaiana, coordenação da comissão estadual, que foi criada em 2014, com o objetivo de federalizar o Hospital Regional de Lagarto para a Universidade Federal de Sergipe, condução técnica da SES do Programa Mais Médicos em Sergipe, que contou com a atuação de 200 médicos em vários municípios sergipanos, entre outras ações.

Cinform Online: Qual função você exerce atualmente?

Atendendo um convite do prefeito municipal de Nossa Senhora das Dores, Luiz Mário e do Secretário de Saúde, Diego Santana, desde 2021 assumi o cargo de Secretário Adjunto de Saúde, numa função mais focada na assessoria técnica, função essa que exerce até os dias atuais.

Cinform Online: Algum desses locais merece destaque especial? Porque?

No exercício da odontologia eu diria que os quase três anos de atuação como Cirurgião Dentista no município de Siriri. Nesse período consegui, além de exercer a função assistencial no SUS, em benefício da saúde da população, que também exerci em Socorro, tive a oportunidade de contribuir, na função de coordenador de saúde bucal, em duas grandes conquistas para o município. A primeira, com a elaboração do projeto técnico que permitiu o município em solicitar a habilitação de mais duas Equipes de Saúde Bucal junto ao Ministério da Saúde, saindo de uma para três equipes, igualando, assim, a proporção de 1:1 com as Equipes de Saúde da Família. A segunda grande conquista foi coordenar os trabalhos do levantamento epidemiológico Nacional em Saúde Bucal (SB BRASIL 2000) do Ministério da Saúde, em parceria com o SINODONTO Sergipe, Sindicato dos Cirurgiões Dentistas. Siriri foi um dos municípios de referência para esse levantamento estratégico da Saúde Bucal do país. Na atuação da gestão do SUS, com certeza, até pelo tempo dedicado às duas missões, os exercícios das funções de Secretário Municipal de Saúde de Nossa Senhora das Dores e de Diretor de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde. Atuar na gestão do SUS e poder contribuir com ações que permitem qualificar o acesso das pessoas aos serviços de saúde pública, é algo que sempre me estimulou e continua servindo de guia na minha vida profissional.

Cinform Online: Além das atuações citadas, você também exerceu as funções de presidente do Sinodonto e foi Conselheiro do CRO-SE. Quais as principais ações realizadas à frente do Sindicato e atuações como conselheiro?

Tive a honra de participar de duas grandes entidades representativas da Odontologia no nosso estado e no período que exerci as duas funções, foi uma oportunidade de grandes aprendizados e de dar a minha contribuição para a qualificação da nossa profissão e da nossa categoria no estado. Enquanto presidente do Sinodonto, destaco três atuações do sindicato: a mediação com a Secretaria Estadual de Saúde, com apoio do CRO-SE, em migrar os cargos de Cirurgiões Dentistas concursados do estado para a recente fundação criada em 2008, Fundação Estadual de Saúde (Funesa), que gerencia todos os CEOS estaduais, o fortalecimento do Sindicato através de uma política de estímulo de captação de novos filiados, a Participação efetiva e atuante do Sindicato nas atividades da FIO – Federação Interestadual dos Odontologistas. Na atuação como Conselheiro do CRO-SE, nas gestões do colega e amigo Dr. Augusto Tadeu, destaco o trabalho de coordenação da Comissão de Fiscalização e participação da Comissão de Ética, a participação no encontro promovido pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) que revisou e atualizou o Código de Ética Odontológica, e fui responsável pela criação da base técnica da proposta de redação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) de inclusão do Cirurgião Dentista na carreira de estado, apresentado pelo CRO-SE ao CFO, com apoio do então deputado Federal Mendonça Prado, no ano de 2011.

 

Cinform Online:Para o estudante que pretende ingressar nesta carreira, quais as possibilidades do mercado de trabalho?

Quando acadêmico, fui presidente do Centro Acadêmico Livre de Odontologia da UFS de 1998 à 2000 e lembro bem quais as angústias e principais expectativas dos estudantes, após a conclusão do curso. Apesar de uma grande saturação do mercado, em especial pelas inúmeras aberturas de faculdades criadas no país e por consequência, a formação de muitos profissionais anualmente, as oportunidades sempre existirão, seja no setor público ou no privado, em especial para aqueles profissionais que estão sempre se qualificando e possuem espírito inovador. No SUS, em especial, com a possibilidade real de ampliação do número de equipes de Saúde Bucal da Atenção Primária em todo o país e com a expectativa de avanços de políticas públicas nos níveis de atenção especializada, seja ambulatorial ou hospitalar, nos permite trazer esse registro de um cenário otimista, sem perder o foco, claro, da importância que tem as entidades nacionais da odontologia em exercer os seus papéis de forma mais articulada na defesa dos interesses da Odontologia, para que todas essas possibilidades e expectativas se transformem em realidade. Como diz o famoso compositor Zeca Baleiro, “nada vem de graça, nem o pão e nem a cachaça”.

Cinform Online: Qual o futuro da Saúde Bucal no SUS?

No SUS, a Política Nacional de Saúde Bucal tem contribuído de inúmeras formas para a melhoria no acesso e na qualidade da atenção em saúde bucal dos brasileiros. É claro que estas condições ainda estão muito longe das ideais, já que décadas de descaso com a saúde bucal não podem ser superados em poucos anos. Porém, é fundamental a introdução de uma política voltada para uma maior atenção deste componente tão importante para a saúde do indivíduo, para que se possa oferecer assistência odontológica integral e de qualidade no SUS.

Entendo que o Ministério da Saúde precisa consolidar essas conquistas, liderando, à nível nacional, agendas estratégicas como a criação das carreiras de estado para as profissões essenciais ao SUS, melhorar o financiamento federal de incentivo às ações de Saúde Bucal na Estratégia de Saúde da Família, tornar a eSB – equipe de Saúde Bucal de caráter obrigatório quando das habilitações das eSF – equipes de Saúde da Família, ampliar os recursos de investimento e de custeio para construção os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOS) e aquisição de equipamentos, ampliação das especialidades odontológicas nos CEOS, em especial, Odontopediatria, Ortodontia e Implantodontia e definição de uma política mais efetiva para a Odontologia Hospitalar no país.

Cinform Online: No dia 25 comemora-se o Dia do Dentista. É motivo para comemoração?

Sim, temos muito o que comemorar e claro, muitas lutas a serem travadas e conquistas a serem alcançadas, em favor da categoria e da população, pois a atuação do Cirurgião Dentistas interfere na qualidade de vida das pessoas, seja no ambiente público, seja no privado. A Odontologia ocupa espaço de destaque na Política Nacional de Saúde Bucal, em especial na atenção primária à Saúde com as Equipes de Saúde Bucal. Importante destacar a evidência que a profissão teve na Pandemia, reconhecendo a atuação da Odontologia Hospitalar e o papel do Cirurgião Dentista nas equipes multidisciplinares dos hospitais, em especial nas UTIs. Lembrar da importância das missões das outras diversas especialidades nesse cuidado integral, desde a Odontopediatria, passando pela Cirurgia Buco Maxilo Facial, Pacientes Especiais, Harmonização pro facial, que vem conquistando diversos espaços na área privada e não esquecendo, considerando os dados do envelhecimento da população brasileira, do alto potencial da atuação do Cirurgião Dentista no domicílio das pessoas, com a Odontologia Domiciliar. Concluo, lembrando do registro do Papa Pio XII, quando discursou para Cirurgiões-Dentistas na Itália em 24 de outubro de 1946, disse: “A Odontologia é uma profissão que exige dos que a ela se dedicam, o senso estético de um artista, a destreza manual de um cirurgião, os conhecimentos científicos de um médico e a paciência de um monge!”

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]

  • Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

    O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira [...]

  • Campeonato Sergipano de Karts 2024 define os campeões da temporada

    Após o fim da sexta e derradeira etapa, realizada no [...]