Universo pesquisado: município de Itaporanga D’Ajuda, estado de Sergipe; Tamanho da amostra: 416 entrevistas; Margem de Erro: 4,83% Intervalo de Confiança: 95% Trabalho de Campo: dia 2 e 3 de novembro de 2020
Pesquisa Registrada: SE-05558/2020
A empresa ECM – Edição, Comunicação & Marketing, através da ECM-Pesquisas, utilizando parceria com a equipe do Dataform (Plataforma, equipe e sua responsável técnica) realizou mais uma pesquisa, desta feita no município de Itaporanga d’Ajuda (SE).
Foram pesquisados povoados da zona rural e logradouros da área urbana, com 416 entrevistas, intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 4,83% para mais ou para menos. Utilizou-se o método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando como base o total de eleitores do município.
As cotas utilizadas foram gênero, idade e escolaridade, sendo calculadas proporcionalmente a cada estrato de acordo com os dados do IBGE-2019 e TRE-setembro/2020.
As entrevistas foram pessoais, domiciliares e somente com moradores do município de Itaporanga. Não foram realizadas entrevistas nas ruas, somente nas residências e casas comerciais. O trabalho de campo foi checado através de procedimento padrão.
Sobre as intenções de votos, a primeira questão foi referente à indicação espontânea, que é aquela em que o (a) entrevistador (a) não fala os nomes dos candidatos.
Já na questão induzida, ou estimulada, aquela em que o entrevistador aponta os nomes dos candidatos, de acordo com os registros no TSE, a diferença se manteve em favor de Otávio Sobral, como se pode observar na tabela e no gráfico abaixo:
Existe ainda uma questão que é crucial nas pesquisas de opinião pública, quando se pergunta sobre rejeição aos nomes exibidos para a disputa eleitoral. Na pesquisa realizada, os resultados foram:
Outro ponto importante para uma análise de dados de pesquisa é o sentimento do eleitorado acerca de quem deve vencer as eleições, independentemente do seu voto. Neste quesito, outra vez o candidato Otávio Sobral obteve forte indicação do eleitorado, tudo isso caso as eleições fossem realizadas na semana da pesquisa.
Neste quesito, percebe-se que mesmo parte considerável dos eleitores que não votam em Otávio Sobral acreditam que a vitória será do candidato à reeleição.