Ex-prefeito e empresário disputam o título de quem mais empreendeu por Itabaiana

 Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line (*)

Dando continuidade ao trabalho iniciado pelo Caderno O VOTO, na semana passada, novamente nós apresentamos como está a disputa pelo comando de mais uma prefeitura sergipana, neste caso, de uma das mais importantes do interior: Itabaiana. O município tem muita tradição na política do Estado e o eleitorado é bastante “apaixonado” na defesa de seus candidatos e/ou agrupamentos. Por sua importância econômica para Sergipe, a cidade gera o interesse de todos os grupos políticos, independente de serem da região Agreste ou não.

Um dos principais líderes políticos de Itabaiana, o deputado estadual Luciano Bispo (PSD), presidiu a Assembleia Legislativa de Sergipe por oito anos; por sua vez, o ex-prefeito e atual candidato Valmir de Francisquinho (PL), não fosse o impedimento judicial, tinha chances de emergir ao cargo de governador do Estado em 2022. O município serrano se desenvolveu bastante e os dois principais grupos da cidade na atualidade disputam com suas narrativas o “título” de quem fez mais pelo seu povo nos últimos anos.

Este ano teremos de um lado a “onda azul”, movimento político serrano que ficou conhecido por apoiar a candidatura de Valmir de Francisquinho e de seus aliados; por sua vez, o empresário Édson Passos (PSD) tem o apoio formal de diversos políticos, com destaque para o Luciano Bispo e o governador Fábio Mitidieri (PSD), sendo que o primeiro é o grande incentivador do “fogaréu”, uma das maiores manifestações políticas e culturais de Sergipe e do Nordeste.

VALMIR DE FRANCISQUINHO

Líder nas pesquisas, o candidato Valmir de Francisquinho geriu Itabaiana por oito anos e foi decisivo para eleger seu sucessor, o atual prefeito Adaílton (PL), que abriu mão do direito à reeleição este ano para que seu líder político pudesse concorrer e tentar retornar ao comando da Prefeitura. Desta vez ele terá ao seu lado, como candidato a vice-prefeito, Zequinha da Cenoura (PL), nome divulgado recentemente, após muita expectativa gerada sobre quem seria seu companheiro de chapa.

Nos últimos dias os rumores de um suposto impedimento jurídico de Valmir movimentaram a política de Itabaiana, com uma série de especulações sobre seu futuro, inclusive com a possibilidade de substituição do candidato para disputar a eleição majoritária. Mas o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) negou o recurso da oposição e deferiu, por unanimidade, o registro de candidatura, garantindo Francisquinho na disputa pela Prefeitura.

Natural do povoado Pé do Veado, Valmir se tornou vereador aos 18 anos e exerceu cinco mandatos. Em seguida foi prefeito em duas oportunidades, e ajudou a eleger Adaílton em 2020. Muito bem votado na eleição para o governo do Estado em 2022 (os votos foram anulados por decisão do Poder Judiciário), Valmir se consolidou como uma liderança política expressiva no Estado, inclusive sendo especulado para disputar o governo ou o Senado em 2026.

ÉDSON PASSOS

Apoiado pelo grupo político do “Progresso com Liberdade”, liderado pelo deputado estadual Luciano Bispo, o empresário Édson Passos (PSD) novamente aceitou o desafio de disputar o comando da Prefeitura de Itabaiana, desta vez contra o maior adversário de seu agrupamento, o ex-prefeito Valmir de Francisquinho. O candidato a vice-prefeito na chapa de Édson Passos este ano será o empresário Aguinaldo de Verso (União). Ele conta com o apoio do governador Fábio Mitidieri.

Edson Passos nasceu e cresceu em Itabaiana. Começou a carreira profissional trabalhando em feiras livres, onde aprendeu a lidar com as pessoas.  Sua expertise e vontade de crescer, fez com que ele virasse comerciante e empresário, fundou a Ethos Incorporadora, empresa responsável pela construção de mais de 40% da cidade de Itabaiana, realizando o sonho do Itabaianense de tornar uma cidade grande e desenvolvida do ponto de vista econômico.

A Ethos promoveu uma verdadeira transformação cultural na cidade, aumentou a confiança entre os próprios itabaianenses, que passaram a crescer juntos e ajudam Itabaiana a ser uma cidade maior e melhor de se viver. Junto com Aguinaldo, Édson quer ampliar o desenvolvimento, atraindo novos negócios, gerando emprego e renda para as pessoas. A união deles visa atrair ainda mais investimentos e, além disso, eles estão elaborando um projeto garantindo uma verdadeira evolução turística.

(*) Com informações das assessorias

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Cirurgias para pacientes com endometriose deverão retornar no Hospital Universitário de Aracaju

    Em audiência realizada nesta quinta-feira, 5, o Governo do Estado [...]

  • Reforma tributária: CNC defende mudanças para reduzir impactos nos setores de Comércio e Serviços

    Apesar de terem conseguido avançar em termos relacionados à simplificação [...]

  • Justiça isenta ex-franqueada da CVC em ação por concorrência desleal

    O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) manteve a [...]

  • Governo vai investigar denúncias de assédio contra Silvio Almeida

    O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, [...]

  • Novo Complexo Viário em Aracaju homenageará senadora Maria do Carmo Alves

    O Governo de Sergipe, por meio de publicação no Diário [...]