Filho do prefeito do município é pré-candidato, deve disputar votos com Maria Mendonça e Luciano Bispo
Talysson de Valmir de Francisquinho é um jovem de 26 anos que pode surpreender nas eleições estaduais deste ano. O filho do prefeito de Itabaiana pretende disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Sergipe e deve disputar votos com os deputados estaduais Luciano Bispo (MDB) e Maria Mendonça (PP), mas garante que os eleitores da região podem eleger três deputados.
Talysson chegou a lançar uma pré-candidatura a deputado estadual no ano passado, mas desistiu e está se dedicando ao novo projeto.
“Tínhamos o sonho de Itabaiana e o Agreste voltarem a ter um representante na Câmara Federal, o que não acontece há alguns anos [Eduardo Amorim e José Carlos Machado foram deputados entre 2006 e 2010]. Depois retiramos o nosso nome por entendermos que não poderíamos caminhar sem haver uma definição das candidaturas majoritárias do agrupamento de oposição. Com o rompimento que aconteceu em Itabaiana, após vereadores ligados à deputada Maria votarem na chapa que fazia oposição ao meu pai na eleição da Câmara do município, começou um clamor do nosso grupo para que eu colocasse meu nome à disposição para concorrer a uma vaga na Alese e desenvolver um trabalho na mesma linha de fazer política que o meu pai tem seguido” explica.
Filiado ao PR desde 2011, Talysson disse que pretende seguir os passos do seu pai na política. “Tenho a convicção de que o povo sergipano está cansado de tantas promessas. Meu pai tem mostrado uma forma diferente de lidar com o que é público, tanto é que ele é o gestor mais bem avaliado da história da cidade, sendo também o cidadão que mais recebeu votos em todos os tempos em Itabaiana. Sergipe tem entendido que merece um pré-candidato que siga o mesmo perfil de trabalhar, trabalhar e trabalhar”.
Adversários
Questionado sobre a possibilidade de haver um entendimento político e reconciliação entre seu pai e a deputada Maria Mendonça, que eram aliados históricos, e de Valmir de Francisquinho desistir de lançar a candidatura do filho e apoiar mais uma vez sua ex-aliada, Talysson foi direto: “Não existe essa possibilidade”.
Mas o pré-candidato garantiu que é possível que o município eleja três deputados estaduais. “Quanto mais representatividade quem ganha é o povo. Em outros momentos, quando o eleitorado era menor, Itabaiana já teve três agrupamentos políticos nas ruas pedindo votos para deputado estadual e os três obtiveram êxito. Em 2002 Arnaldo Bispo, Maria Mendonça e Zé Milton foram eleitos em um cenário com pouco mais de 40 mil eleitores. Hoje, temos aproximadamente 65 mil”, reforça.
Planos para o futuro
Talysson disse que seu desejo de entrar na política existe desde quando ele era criança. “Cresci acompanhando e admirando meu pai e, desde pequeno, sempre participei ativamente das campanhas dele. Nas eleições de 2012, 2014 e 2016 eu estive coordenando junto a ele e quando o exemplo é bom, deve ser seguido. Muitos políticos de Sergipe seguem o exemplo do meu pai, eu que sou filho, serei o primeiro a seguir os passos dele”, orgulha-se.
O jovem faz uma avaliação do cenário político e econômico do estado e faz planos. “Hoje Sergipe está afundado em dívidas por conta da negligência da maioria dos deputados. Fiscalizar e ver para onde os recursos estão indo, principalmente os de empréstimos, é algo que deve ser feito diariamente por cada parlamentar. Nenhum deputado é obrigado a votar a favor de empréstimo nenhum, mas a partir do momento que vota assume um compromisso, está obrigado a fiscalizar e também prestar contas”, finaliza.