Afirmação é do presidente eleito, Ebrahim Raisi

O presidente eleito do Irã, Ebrahim Raisi, disse nesta segunda-feira (21) que a política externa de seu país não se limitará ao acordo nuclear de 2015 com potências mundiais. Ele concedeu a primeira entrevista coletiva desde que venceu a eleição de sexta-feira (18).

Raisi, de 60 anos, linha-dura e crítico do Ocidente, assumirá o lugar do pragmático Hassan Rouhani em agosto, no momento em que o Irã tenta preservar o acordo nuclear fragilizado e se livrar das sanções impostas pelos Estados Unidos, que levam a uma retração econômica acentuada.

“Nossa política externa não será limitada ao acordo nuclear”, disse, em Teerã, o presidente eleito. “Teremos interação com o mundo. Não ataremos os interesses do povo iraniano ao acordo nuclear.”

Tanto autoridades iranianas quanto ocidentais dizem que a ascensão de Raisi dificilmente alterará a postura de seu país nas conversas para ressuscitar o pacto – o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, tem a palavra final de todas as principais políticas.

Ebrahim Raisi também disse que os EUA violaram o acordo e que a União Europeia não cumpriu seus compromissos.

“Peço aos Estados Unidos que retomem o compromisso com o acordo; todas as sanções impostas ao Irã precisam ser suspensas e verificadas por Teerã”, disse.

Negociações ocorrem em Viena desde abril para determinar como o Irã e os EUA podem voltar a obedecer o pacto, que o então presidente norte-americano Donald Trump abandonou em 2018, restabelecendo sanções ao regime em seguida.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Rede Primavera recebe diretoria do Hospital Real Português e compartilha boas práticas em saúde

    Nos dias 6 e 7 de outubro, o diretor Executivo [...]

  • Externato São Francisco de Assis promove Feijoada Beneficente neste sábado em Aracaju

    O sabor da feijoada vai se juntar ao ritmo do [...]

  • Nova temporada de “Hermanoteu na Terra de Godah” acontece em Aracaju nos dias 17 e 18 de outubro

    Aracaju recebe, nos dias 17 e 18 de outubro, a [...]

  • FPM: municípios receberão R$ 5,4 bi na sexta-feira (9); confira valores dos repasses

    Os municípios brasileiros recebem, nesta sexta-feira (9), R$ 5,4 bilhões [...]

  • Sindicatos discutem promoção da igualdade e diversidade em audiência no MPT-SE

    Evento reuniu representantes de entidades e centrais sindicais nesta quinta-feira [...]