No dia 25 de outubro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde Bucal, data que reforça a importância dos cuidados preventivos e da conscientização sobre a relação entre saúde bucal e bem-estar geral. O Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe  (Ipesaúde) amplia seus serviços odontológicos nas unidades, visando proporcionar um atendimento mais abrangente e fortalecer a prevenção de doenças.

O cirurgião-dentista Elmar Aragão destaca que o papel do dentista vai além da manutenção de um sorriso bonito. “A saúde bucal é essencial para a saúde geral do corpo. O cirurgião-dentista tem um papel fundamental de prevenir, diagnosticar e tratar doenças que afetam a saúde bucal e geral do corpo”, destaca. Para manter a saúde bucal em dia, Elmar sugere a adoção de hábitos simples, mas fundamentais. “É importante a escovação correta. As escovas de cabeça pequena, com cerdas macias e retas, ainda são as mais eficientes. A escovação deve ser feita após cada refeição, sempre com paciência, respeitando um intervalo entre o consumo de alimentos e a escovação, para não agredir o esmalte dos dentes. É importante também o uso do fio dental todas as vezes que escovar os dentes, mas se isso não for possível, pelo menos uma vez por dia já faz muita diferença”.

O profissional destaca a importância das consultas regulares ao dentista. “O ideal é realizar consultas preventivas a cada quatro meses, mas, em alguns casos, intervalos de até seis meses são aceitáveis. A prevenção é essencial, não apenas na odontologia, mas em todas as áreas da saúde. Identificar e tratar um problema no início reduz as chances de ele evoluir para algo mais grave”, ressalta Elmar.

Segundo Myrlla Ribeiro, coordenadora de saúde bucal do Centro de Odontologia do Ipesaúde, a saúde bucal vai muito além da estética, impactando diretamente a saúde geral, sobretudo em condições como diabetes e doenças cardíacas. “A prevenção é a melhor forma de evitar problemas futuros. Por meio de um atendimento humanizado e eficaz, buscamos eliminar o medo que muitos têm ainda de ir ao dentista, mostrando que visitas regulares, mesmo sem dor, são muito melhores do que aquelas realizadas em caráter de urgência”, afirma. O Ipesaúde também promove campanhas educativas e oferece atendimentos acessíveis para garantir que todos tenham acesso às informações e cuidados necessários.

As marcações para atendimento odontológico podem ser feitas nas unidades do Ipesaúde, pelo call center, WhatsApp e chat inbox.

Fonte, Secom – Estado.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

    Em 2025, o Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas com [...]

  • Hemose reforça importância da doação de sangue para pacientes com doença falciforme

    Para muitas pessoas, doar sangue é um gesto de solidariedade. [...]

  • Lei Seca completa 18 anos com avanços na preservação de vidas no trânsito

    Fernando Frazão/Agência Brasil Mais do que uma legislação, a iniciativa [...]

  • Patrulha Maria da Penha terá esquema de proteção especial para o Forró Caju nos Mercados Centrais

    Os festejos juninos reúnem milhares de pessoas e, infelizmente, também [...]

  • Fome severa cai mais de 70% entre mulheres, pessoas negras e crianças

    A insegurança alimentar grave caiu mais de 70% entre grupos [...]