Era o início da década de 1920, quando o cientista Frederick Banting e o então estudante Charles Best começaram a pesquisar e a fazer testes com um líquido até então desconhecido: a insulina. Frederick Banting ganhou o prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia em 1923 pela descoberta, junto com John Macleod, e eles dividiram o valor do prêmio com Charles Best e James Collip, respectivamente.

No dia 27 de julho de 1921, eles entenderam como a insulina funcionava no corpo humano e como poderia ser utilizada no tratamento da diabetes tipo 1. Quem tem a doença não produz o hormônio e, por este motivo, precisa de injeções diárias.

Naquela época, ter o diagnóstico de diabetes tipo 1 era uma condenação a morte em poucas semanas. A vida só acontecia porque os pacientes passavam a ter uma dieta altamente restrita, que culminava com um fim de inanição.

A insulina é um hormônio produzido pelas Células Beta, presentes no pâncreas. Em algumas pessoas, o sistema imunológico destrói as Células Beta e, assim, impossibilita a produção da insulina, o que é chamado de diabetes tipo 1. O tratamento é injetar o hormônio algumas vezes por dia.

A Assembleia Legislativa de Sergipe criou duas leis que garantem melhorias na condição de vida de diabéticos. Ambas as leis já estão em vigor em todo o estado e podem ser requeridas as suas execuções.

Em 2014, foi aprovada a lei Nº. 7.889, de autoria do então deputado Gilson Andrade, atualmente prefeito de Estância. O texto garante o fornecimento de merenda escolar diferenciada para os alunos com diabetes ou com obesidade ou doença celíaca.

Já este ano de 2021, a deputada Goretti Reis teve aprovada a lei Nº. 8.869, que assegura prioridade de atendimento às pessoas com a doença nos hospitais e clínicas das redes pública e privada para exames em jejum.

 

Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ricardo Marques e Rodrigo Valadares dão início a nova fase do projeto político do PL em Sergipe com participação de Duda Lima

    O projeto político liderado pelo Partido Liberal em Sergipe entrou [...]

  • TCE/SE descarta sobrepreço e confirma regularidade do contrato de compra de ônibus elétricos

    O Plenário do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe [...]

  • Governo de Sergipe oferta 1.376 vagas de emprego nesta segunda-feira, 22

    A semana começa com boas notícias para quem está em [...]

  • Candidatos ao Enem têm até a noite desta segunda para pagar inscrição

    Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 até as [...]

  • 3,7 milhões de jovens brasileiros saem da condição ‘nem-nem’ entre 2019 e 2025

    Entre 2019 e 2025, 3,7 milhões de jovens de 15 [...]