A inflação oficial no País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu 1,62% em março de 2022 na comparação com fevereiro, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta-feira (8).

Esse foi o maior resultado para o mês de março desde 1994 (42,75%), antes da implantação do Real. No ano, o indicador acumula alta de 3,20% enquanto que nos últimos 12 meses o acumulado já chega a 11,30%.

Com o resultado de março, já são 7 meses seguidos com a inflação rodando acima dos dois dígitos, o que reforça as apostas de que a taxa básica de juros (Selic) será elevada em 2022 para além de 13% ao ano.

resultado veio bem acima do esperado. O intervalo das projeções para o IPCA de março de 41 instituições financeiras e consultorias, ouvidas pelo Valor Data, era de avanço de 0,54% a 1,43%, com mediana de 1,32%.

Confira abaixo a inflação de março para cada um dos grupos pesquisados:

Transportes: 3,02%

Alimentação e bebidas: 2,42%

Vestuário: 1,82%

Habitação: 1,15%

Saúde e cuidados pessoais: 0,88%

Despesas pessoais: 0,59%

Artigos de residência: 0,57%

Educação: 0,15%

Comunicação: -0,05%

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Rede Primavera presente em mais uma edição do Programa Opera Sergipe

    O Hospital Primavera Unidade São José, que faz parte da [...]

  • Novas regras de consignado para servidores entram em vigor

    As novas regras para operações de empréstimo consignado com desconto [...]

  • Fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju cresce 11,9% em março e reforça avanço do turismo em Sergipe

    A movimentação no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria [...]

  • Obra do Complexo Viário Maria do Carmo altera trânsito na Av. Beira Mar a partir de sexta-feira, 17

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Alese lança edital da Revista de Informação Legislativa e incentiva produção acadêmica em Sergipe

    _Edital do nº 2 da RIL/Alese tem inscrições prorrogadas e [...]